Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/43561

TítuloO jogo como ferramenta de aprendizagem: atividades de promoção do jogo simbólico
Outro(s) título(s)Play as a learning tool: symbolic play promotion activities
Autor(es)Vieira, Sara Margarida Gonçalves
Orientador(es)Lopes, Luís Carlos Oliveira
Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveJogo simbólico
Ferramentas de aprendizagem
Atividades de promoção
Symbolic play
Learning tools
Promotion activities
Data2015
Resumo(s)O presente relatório surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, que por sua vez é parte integrante do ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, ministrado no Instituto de Educação da Universidade do Minho, e tem como título O jogo como ferramenta de aprendizagem: atividades de promoção do jogo simbólico. O título do projeto de intervenção pedagógica foi escolhido após constatar e cruzar as necessidades e interesses do grupo de crianças em valência de jardim-de-infância, com os interesses do grupo de crianças em valência de creche. Assim, com este projeto pretendi cumprir os seguintes objetivos: Enriquecer várias áreas com materiais diversificados que promovam o jogo simbólico, proporcionar experiências de aprendizagem através de materiais indutores do jogo simbólico, construir materiais e adereços mediadores do jogo simbólico e estimular e desenvolver capacidades de expressão e de resolução de problemas. O Projeto de Intervenção Pedagógica seguiu a metodologia do modelo curricular High/Scope, centrando-se nos interesses e necessidades das crianças e tentando responder da melhor maneira a estes. No que concerne aos resultados obtidos foi possível perceber, através de gráficos, fotografias, registos de incidentes críticos e reflexões, que as crianças diversificaram o jogo simbólico e que os objetivos propostos foram cumpridos. Por fim, o Projeto de Intervenção Pedagógica permitiu demonstrar que o jogo simbólico pode constituir uma ferramenta de aprendizagem significativa.
The current report emerged within the Curricular Unit Supervised Teaching Practice, which is part of the course of study in the Masters of Pre-School Education, ministered in Institute of Education at University of Minho, and is entitled Play as a learning tool: symbolic play promotion activities. The title of the Project of Educational Intervention was chosen after finding and crossing the needs and interests of the kindergarden group of children. There so, with this project, I wanted to fulfill the following goals: enrich several areas with diversified materials that promote the symbolic play, provide learning experiences through symbolic play inductor materials, build inductor materials and props that induce symbolic play and stimulate and develop expression and problem solving. The Project of Educational Intervention followed the teaching methodology of High/Scope curricular model, focusing on the needs and interests of the children and trying to respond to them in the best way possible. As far as the obtained results is concerned, was possible to understand, through graphics, photos, critical incidents register and reflections, that the children’s symbolic play became more diversified and the goals proposed were achieved. Lastly the Project of Educational Intervention allowed showing that the symbolic play might constitute a significant learning tool.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43561
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Margarida Gonçalves Vieira.pdf3,16 MBAdobe PDFVer/Abrir  Solicitar cópia ao autor!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis