Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43558
Título: | Construir a identidade, descobrindo a diversidade |
Autor(es): | Freitas, Marco António Mendonça de |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Identidade Cultura Pre-school education Identity Culture |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Este documento apresenta o relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar do
Instituto de Educação da Universidade do Minho realizado no ano letivo de 2014/2015. Foi elaborado
tendo por base um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em jardim-de-infância e em
creche.
Apoiado na observação do contextos, das crianças e do trabalho pedagógico desenvolvido o
projeto de intervenção pretendeu contribuir para a construção da identidade das crianças, promover
o respeito pelos outros, estimular a curiosidade sobre o mundo e o património socio cultural.
Em ambos os contextos, as crianças participaram em atividades envolvendo a pesquisa sobre
locais e pessoas, o contacto com diversas manifestações culturais.
As estratégias pedagógicas desenvolvidas exploraram aspetos diversificados do património
cultural português, desafiaram a curiosidade das crianças sobre o meio social envolvente,
favoreceram uma progressiva consciência de si e fortaleceram o sentido de pertença ao grupo. This document presents the Master internship report in Preschool Education Institute at the University of Minho Education. It was prepared based on a pedagogical intervention project developed in a preschool education and child care institution. Supported on the observation of the contexts and of the children the intervention project intended to contribute to the construction of the identity of children, to promote respect for others, and fostering curiosity about the world and the socio cultural heritage. In both contexts, the children participated in activities involving research on places and people, and contact with various cultural events. The pedagogical strategies developed explored diverse aspects of the Portuguese cultural heritage, challenged the children's curiosity about the social environment. favored a progressive selfawareness and strengthened the sense of belonging to the group. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43558 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marco António Mendonça de Freitas.pdf Acesso restrito! | 5,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |