Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/43481

TitleO desempenho motor dos alunos e a perceção dos professores de educação física: um estudo exploratório no 11.º ano de escolaridade : relatório de estágio
Other titlesStudent's motor skills and the physical education teacher's perception: an exploratory study on the 11th grade: internship report
Author(s)Matos, Sérgio Filipe Cunha
Advisor(s)Sá, César Augusto
KeywordsEducação física
Estágio
Desempenho motor
Resultados globais
Perceção dos docentes
Physical education
Internship
Motor performance
Overall results
Teachers’ perception
Issue date2016
Abstract(s)O relatório de estágio tem como principal objetivo, apresentar o processo que desenvolvi durante o ano letivo 2014/2015 como professor estagiário. Neste relatório está descrito muito da minha evolução, o enquadramento da prática de ensino supervisionada onde constam as minhas expetativas pessoais e o enquadramento com o meio institucional. No desenrolar do documento evidencio a forma de gestão do processo ensino-aprendizagem, a participação com o meio, com a descrição das atividades desenvolvidas e realizadas ao longo do ano letivo. Por último o desenvolvimento da investigação efetuada durante o ano letivo onde pretendi avaliar o desempenho motor dos alunos do 11º ano, comparar com os resultados globais da disciplina de educação física e com a perceção dos docentes de educação física. O desempenho motor foi avaliadas na modalidade de voleibol, através de filmagens devidamente autorizadas e com o apoio de grelhas de observação em exercícios analíticos, em jogo reduzido e jogo formal, os resultados globais foram recolhidos junto dos serviços de secretária após autorização da direção e a perceção dos docentes foi realizada através de uma entrevista estruturada. O estudo contou com uma amostra de 25 alunos e 10 docentes. Os resultados demonstraram baixos níveis de competências motoras, resultados globais acima da média e das competências motoras e a perceção dos docentes a justificar estes resultados, com poucos docentes a seguir o programa, a conhecer as normas de referência para o sucesso e a valorizar excessivamente o domínio sócio-afetivo e menos o domínio motor. As considerações finais são a reflexão do percurso desenvolvido e da importância que este acarreta para o futuro.
The main objective of the internship report is to present the process that was developed during the school year of 2014/2015 as a trainee teacher. In this repost is described mu evolution, the framework for teaching practice supervised which contains my personal expectations and the framework with the institutional environment. In the course of the document is evident the form of management of the teaching-learning process, participation with the environment, with the description of the activities developed and implemented throughout the school year. Finally the development of research conducted during the school year I intended to assess students' motor performance of the 11th grade, compared with the overall results of the discipline of physical education and the perception of physical education teachers. The motor performance was evaluated on the volleyball modality, through duly authorized shooting and with the support of observation grids in analytical exercises, in small and formal game play, the overall results were collected from the secretarial services after authorization of the direction and perception of the teachers was conducted through a structured interview. The study included a sample of 25 students and 10 teachers. The results showed low levels of motor skills, overall results above average and motor skills and teachers’ perception to justify these results, with few teachers following the program, to know the reference standards for success and over-emphasize the socio-affective domain and less motor domain. The final considerations are the reflection of the process developed and the importance that this entails for the future.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43481
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sérgio Filipe Cunha Matos.pdf2,29 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID