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https://hdl.handle.net/1822/43475
Título: | Exploração dos benefícios mútuos entre BIM e jogos de simulação |
Autor(es): | Mineiro, Vitor Rossetti, Rosaldo Azenha, Miguel |
Data: | Nov-2016 |
Resumo(s): | Nos últimos anos tem-se verificado um crescimento de jogos sérios e de simulação. Este tipo de jogos tem como principais objetivos apoiar o treino de pessoas ou equipas, estudar os comportamentos dos jogadores perante determinadas situações ou simulação de vários cenários de forma a prever resultados finais de soluções adotadas. O envolvimento do jogador no jogo torna-se um fator de grande relevância para a eficácia do uso de jogos sérios e jogos de simulação na análise comportamental de pessoas em situações de emergência ou risco, como por exemplo evacuação de um edifício em chamas. No desenvolvimento de jogos, a modelação do cenário de jogo é realizada normalmente de raiz pelos programadores. Esta tarefa é tanto mais custosa quanto maior for o detalhe do cenário. Contudo, ao replicar um edifício real de raiz, os programadores estão a repetir uma tarefa que já foi executada por arquitetos e engenheiros aquando da sua conceção. Esta duplicação de esforços, para além de desnecessária, por vezes fica aquém do expectável. A dificuldade dos programadores em obter em a informação necessária para a criação do cenário leva a que os cenários se afastem da realidade. Com a crescente aplicação do conceito BIM nos projetos de edifícios, a representação geométrica do edifício, o mobiliário, os materiais aplicados (proprie dades físicas e visuais) passam a estar agrupados digitalmente no projeto do edifício. Desta forma, os projetos BIM tornam-se elementos ricos para o desenvolvimento de jogos sérios e de simulação. Este trabalho resulta de dissertação de mestrado [1] na qual foi explorada a integração do conceito BIM e jogos de simulação, no sentido de aproveitar as potencialidades do BIM para a criação de cenários de jogos de simulação, e ao mesmo tempo, melhorar a navegação e interação dos modelos BIM através dos motores de jogos. Assim o resultado deste trabalho é uma solução, baseada numa arquitetura Cliente- Servidor, que permite a interoperabilidade de pacotes de software. A solução engloba o protocolo de mensagens para viabilizar a troca de informação entre os pacotes de software e inclui o processo de criação de cenários de jogo a partir de modelos BIM |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43475 |
Versão da editora: | https://doi.org/10.5281/zenodo.166758 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ISISE - Comunicações a Conferências Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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[54] PTBIM Vitor Mineiro.pdf | 323,18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |