Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43456

TítuloA utilização dos ambientes informatizados na rede municipal de Alvorada
Autor(es)Moch, Clayton Gregis
Orientador(es)Silva, Bento Duarte da
Falavigna, Gladis
Palavras-chaveTIC
Processo ensino-aprendizagem
Alvorada
Ambientes informatizados
Laboratórios de informática
Escolas públicas
Formação de professores
Políticas públicas
ICT
Teaching-learning process
Computerized environments
Computer labs
Public schools
Teacher training
Public policy
Data2016
Resumo(s)A dissertação de Mestrado tem como Problema de pesquisa: Como ocorre a utilização dos ambientes informatizados (laboratórios de informática) com alunos e professores do ensino fundamental da rede municipal de Alvorada? O Objetivo Geral da pesquisa é: analisar como os professores da rede municipal de ensino de Alvorada utilizam ferramentas pedagógicas de TICs em sala de aula com alunos do 9° ano do ensino fundamental. O Marco teórico apresenta um breve histórico do uso das tecnologias na educação no Brasil e em Portugal, a legislação brasileira e exemplos de projetos, autores e suas teorias sobre as tecnologias em sala de aula e os resultados de dissertações e teses de universidades brasileiras e portuguesas sobre esta temática. A Metodologia adotada foi exploratória, descritiva e explicativa e o critério de seleção da amostra por acessibilidade. O instrumento utilizado na pesquisa foi questionário eletrônico, preenchido de forma online por professores e alunos. Os dados foram analisados gerando gráficos e tabelas. Os principais resultados apontam para um bom relacionamento professores/alunos e bom índice de aprovação, assim como motivação para maior utilização das TIC para os alunos. E para os professores, maior motivação para a utilização das TIC e maior reflexão sobre as metodologias de ensino, TIC e avaliações e também uma maior interação professor/aluno seguida de uma maior discussão sobre o uso das TIC. Com isso, é possível destacar aspectos como a necessidade de se rever a formação dos professores com TICs e que as políticas públicas relacionadas as TICs ainda necessitam melhorar e devem ser elaboradas conjuntamente com os professores e até dos próprios alunos de modo que sejam feitas de acordo com a realidade de todos.
The Master's dissertation is research problem: As the use of environments (computer labs) with students and elementary school teachers in the municipal Alvorada? The research general objective is: to analyze how teachers of municipal Alvorada teaching using teaching tools of ICT in the classroom with students from 9th grade of elementary school. The Theoretical Framework presents a brief history of the use of technology in education in Brazil and Portugal, the Brazilian legislation and project examples, authors and their theories on technology in the classroom and the results of dissertations and theses from Brazilian universities and Portuguese on this theme. The methodology adopted was exploratory, descriptive and explanatory and the sample selection criteria for accessibility. The instrument used in the research was electronic questionnaire completed online form by teachers and students. Data were analyzed by generating charts and graphs. The main results indicate a good relationship teachers / students and good approval rating, as well as motivation for increased use of ICT for students. And for teachers, greater motivation for the use of ICT and further reflection on the teaching methods, ICT and reviews and also greater interaction teacher / student followed by a further discussion of the use of ICT. This makes it possible to highlight aspects such as the need to review the training of teachers with ICT and related public policies ICTs still need to improve and should be developed jointly with the teachers and even the students themselves so that they are made in accordance with the reality of all.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43456
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Clayton Gregis Moch.pdf13,53 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID