Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43456
Título: | A utilização dos ambientes informatizados na rede municipal de Alvorada |
Autor(es): | Moch, Clayton Gregis |
Orientador(es): | Silva, Bento Duarte da Falavigna, Gladis |
Palavras-chave: | TIC Processo ensino-aprendizagem Alvorada Ambientes informatizados Laboratórios de informática Escolas públicas Formação de professores Políticas públicas ICT Teaching-learning process Computerized environments Computer labs Public schools Teacher training Public policy |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | A dissertação de Mestrado tem como Problema de pesquisa: Como ocorre a utilização
dos ambientes informatizados (laboratórios de informática) com alunos e professores
do ensino fundamental da rede municipal de Alvorada? O Objetivo Geral da pesquisa
é: analisar como os professores da rede municipal de ensino de Alvorada utilizam
ferramentas pedagógicas de TICs em sala de aula com alunos do 9° ano do ensino
fundamental. O Marco teórico apresenta um breve histórico do uso das tecnologias
na educação no Brasil e em Portugal, a legislação brasileira e exemplos de projetos,
autores e suas teorias sobre as tecnologias em sala de aula e os resultados de
dissertações e teses de universidades brasileiras e portuguesas sobre esta temática.
A Metodologia adotada foi exploratória, descritiva e explicativa e o critério de seleção
da amostra por acessibilidade. O instrumento utilizado na pesquisa foi questionário
eletrônico, preenchido de forma online por professores e alunos. Os dados foram
analisados gerando gráficos e tabelas. Os principais resultados apontam para um bom
relacionamento professores/alunos e bom índice de aprovação, assim como
motivação para maior utilização das TIC para os alunos. E para os professores, maior
motivação para a utilização das TIC e maior reflexão sobre as metodologias de ensino,
TIC e avaliações e também uma maior interação professor/aluno seguida de uma
maior discussão sobre o uso das TIC. Com isso, é possível destacar aspectos como a
necessidade de se rever a formação dos professores com TICs e que as políticas
públicas relacionadas as TICs ainda necessitam melhorar e devem ser elaboradas
conjuntamente com os professores e até dos próprios alunos de modo que sejam
feitas de acordo com a realidade de todos. The Master's dissertation is research problem: As the use of environments (computer labs) with students and elementary school teachers in the municipal Alvorada? The research general objective is: to analyze how teachers of municipal Alvorada teaching using teaching tools of ICT in the classroom with students from 9th grade of elementary school. The Theoretical Framework presents a brief history of the use of technology in education in Brazil and Portugal, the Brazilian legislation and project examples, authors and their theories on technology in the classroom and the results of dissertations and theses from Brazilian universities and Portuguese on this theme. The methodology adopted was exploratory, descriptive and explanatory and the sample selection criteria for accessibility. The instrument used in the research was electronic questionnaire completed online form by teachers and students. Data were analyzed by generating charts and graphs. The main results indicate a good relationship teachers / students and good approval rating, as well as motivation for increased use of ICT for students. And for teachers, greater motivation for the use of ICT and further reflection on the teaching methods, ICT and reviews and also greater interaction teacher / student followed by a further discussion of the use of ICT. This makes it possible to highlight aspects such as the need to review the training of teachers with ICT and related public policies ICTs still need to improve and should be developed jointly with the teachers and even the students themselves so that they are made in accordance with the reality of all. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43456 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Clayton Gregis Moch.pdf | 13,53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |