Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/43350

TitleBullying, autoestima e suporte social, que relação
Author(s)Sousa, Maria do Carmo
Araújo, Beatriz
Pereira, Beatriz Oliveira
Editor(s)Pereira, Beatriz Oliveira
Barbosa, Altemir José Gonçalves
Lourenço, Lélio Moura
KeywordsBullying
Comportamento agressivo
Vítima
Escola
Encarregado de educação
Autoestima
Issue date2016
PublisherEditora CRV
Abstract(s)Objetivos: Os objetivos que nortearam este estudo foram. (i) Identificar comportamentos agressivos na escola, caracterizá-los quanto a forma em função de diferentes olhares, os da vítima, dos agressor e do observador; (ii) Entender a relação destes comportamentos com a autoestima e a qualidade do suporte social: (iii) Conhecer os sentimentos dos jovens quando praticam, observam ou são vítimas de comportamentos agressivos. Conclusão: Acreditamos ser possível através de uma intervenção multiprofissional, sistemática e continua dificultar as dinâmicas de bullyng e prevenir a consolidação dos padrões inter-relacionais agressivos. Acreditamos que embora o fenómeno de bullyng seja complexo e de difícil resolução, a escuta sensível dos educadores e a ação socializadora da escola permitirão um espaço em que a criança seja feliz na aprendizagem e na interação com os pares
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43350
ISBN978-85-444-0904-6
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOUSA_BULLYING AUTOESTIMA E SUPORTE SOCIAL.pdf3,63 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID