Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43274
Título: | "À descoberta de...": a construção do conhecimento significativo numa prática ativa e integrada |
Outro(s) título(s): | "Discovering...": the construction of significant knowledge in an active and integrated practice |
Autor(es): | Antunez, Cátia Sofia Barbosa |
Orientador(es): | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente relatório, intitulado “À descoberta de…”: a construção do conhecimento
significativo numa prática ativa e integrada, resulta da implementação, desenvolvimento e
avaliação de um projeto de intervenção pedagógica no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma
do 2ºano de escolaridade.
A investigação seguiu algumas caraterísticas do processo metodológico Investigação-Ação,
caraterizado por uma espiral de ciclos de investigação e de ação, que se reflete criticamente e
constantemente sobre a prática com vista a melhorá-la.
Os objetivos do estudo centram-se no construir, desenvolver e avaliar um Projeto Curricular
Integrado (PCI) e na análise do seu contributo para a construção do conhecimento, pela proposta
de experiências significativas, diversificadas, inovadoras e enriquecedoras. Também, refletir sobre
o ambiente educativo, mais especificamente o papel do aluno como sujeito ativo e do professor
como mediador no processo de ensino e aprendizagem.
Tendo por base uma perspetiva globalizadora e abrangente, enraizada no meio envolvente e
visando dar resposta às questões colocadas pelos alunos, procedeu-se à organização de um
Projeto Curricular Integrado (PCI), intitulado “Será que existe ciência nas profissões?”. Este regese
em torno de conceitos de integração e adequação do currículo ao contexto onde os alunos se
inserem tornando-o significativo e relevante. É de salientar as preocupações com a diferenciação
curricular promovendo-se, assim, a aprendizagem significativa e ativa para todas e cada uma das
crianças.
O projeto de intervenção é organizado e analisado tendo em vista dar a conhecer o contributo
do Projeto Curricular Integrado (PCI) e da metodologia de descoberta para o desenvolvimento das
seguintes competências no aluno: aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a viver com os
outros e aprender a fazer. Desta forma, apresentando práticas pedagógicas diferenciadas,
integradas e inovadoras num ambiente cooperativo, os alunos partiram à descoberta, assumindo
uma atitude de pesquisa e desenvolvendo de forma especial competências de observação, busca
e seleção de informação que lhes permitiram resolver problemas. The presente report, entitled “ Discovering…”: The construction of significant knowledge in an active and integrated practice, results from the implementation, development and evaluation of an educational intervention project under Supervised Teaching Practice, within the Master in Preschool Education and Teaching in the First Cycle of Basic Education. The investigation followed some features of the action-investigation methodology, characterized by spiraling cycles of research and action, which critically and constantly reflects on the practice in order to improve it. The objectives focus on the build, develop and evaluate a Curriculum Integrated Project (CIP) and analysis of their contribution to the construction of knowledge with proposed meaningful, diverse, innovative and enriching experiences) Also, reflect on the educational environment, specifically the role of the student as an active subject and the teacher as a mediator in the teaching-learning process. Based on a comprehensive and globalizing perspective, rooted in the surrounding environment and in order to respond to questions from students, we proceeded to the organization of a Curriculum Integrated Project (CIP) , entitled " Is there science in professions? " . This is governed around integration concepts and adaptation of the curriculum to the context where students fall making it meaningful and relevant . It should be noted concerns about the curriculum differentiation promoting therefore the significant and active learning for all and each child. The intervention project is organized and analyzed in order to publicize the contribution of Curriculum Integrated Project ( CIP) and the methodology discovery for the development of the following skills in students : how learn to know, to be, to live with others and how to learn to do. Accordingly , with differentiated , integrated and innovative teaching practices in a cooperative environment , the students set out to discover , assuming an attitude of research and developing special form skills of observation, search and selection of information that allowed them to solve problems. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43274 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cátia Sofia Barbosa Antunez.pdf | 4,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |