Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/43083

TitleEducação do futuro: conceção e implementação de um manual interativo digital (MID)
Other titlesFuture of education: design and implementation of a digital interactive manual (MID)
Author(s)Magalhães, Vera Lúcia da Costa
Advisor(s)Ramos, Altina
Osório, António José
Issue date12-Jul-2016
Abstract(s)Tendo em consideração a presença cada vez mais evidente da tecnologia na sociedade e na escola, esta investigação centra-se num dos recursos digitais usado com muita frequência em contexto letivo e chamado, usualmente, Manual Digital. Procurámos analisar o estado atual do desenvolvimento e da utilização deste recurso e propor um novo conceito que designámos Manual Interativo Digital (MID), operacionalizá-lo sob forma de protótipo e testar a sua utilização em contexto letivo, perspetivando, por fim, o seu papel na educação do presente e do futuro. Para sustentar teoricamente o estudo, analisámos a evolução da Escola, do papel dos alunos e dos professores e a integração da tecnologia nesse processo. Além disso, devido à relevância do manual escolar impresso em contexto educativo e à sua influência na construção dos manuais digitais, estudámos as suas características atuais. Finalmente, debruçámo-nos sobre as várias designações que são atribuídas ao manual digital, as suas características, fases evolutivas e o seu desenvolvimento em diversos países. Metodologicamente, baseámo-nos na metodologia de desenvolvimento por se adequar tanto ao desenvolvimento de conceitos como de objetos ou ferramentas através de um processo iterativo, contínuo, prolongado no tempo e que pode incluir avanços e recuos, como foi o nosso caso. Os dados foram recolhidos através de diferentes instrumentos e em diversas fontes: questionámos vários atores educativos sobre o seu conceito de manual digital e sobre a sua utilização educativa e analisámos os manuais digitais fornecidos pelas editoras escolares para o 3.º ciclo da disciplina de Português, uma vez que tínhamos intenção de experimentar o MID nesse contexto. Em seguida, desenvolvemos um protótipo, primeira versão, que teve já subjacente uma reconceptualização do conceito e do objeto Manual Digital, que apelidámos Manual Interativo Digital (MID) e que implementámos numa escola do 3.º ciclo do concelho de Braga (http://www.educacaodofuturo.org/manual). A partir dos dados obtidos nessa implementação e dos comentários de colegas que analisaram este produto, aperfeiçoámos o nosso conceito e a operacionalização do MID. Procurámos com esta reconceptualização e operacionalização, mostrar que o atual oxímoro entre o conceito de manual digital, tido como um recurso inalterável, inadaptável, fechado, e as ideias de adaptação, edição e personalização se dilui no MID. No entanto, a integração educativa deste recurso e respetivo impacto no processo de ensino-aprendizagem dependerá não tanto do recurso em si, mas das estratégias e metodologias utilizadas, ideia recorrente, mas fundamental, na área do uso educativo de recursos digitais, quaisquer que eles sejam.
Given the increasingly obvious presence of technology in society and in school, this research focuses on one of the digital resources used frequently in school context and called, usually, Digital Manual. We have tried to analyze the current state of development and use of this resource and propose a new concept that we have called Digital Interactive Manual (MID), operationalize it in the form of prototype and test its use in school context, and hopefully determine its role in education in the present and in the future. To theoretically support the study, we have analyzed the evolution of school throughout the years, the role of students and teachers and the integration of technology in this process. In addition, due to the relevance of the printed textbook in an educational context and its influence on the construction of digital textbooks, we have studied its current characteristics. Finally, we have focused on the various designations that are assigned to the digital manual, its characteristics, developmental stages and its development in several countries. Methodologically, we've relied on the development of methodology to suit both the development of concepts such as objects or tools through an iterative process, continuous, prolonged in time and which may include advances and retreats, as was our case. Data was collected through different instruments and different sources: we questioned several educational authors on the concept of digital manual and on their educational use and analyzed the digital manuals provided by school publishers for the study of Portuguese at intermediate levels (grades 7, 8 and 9), since we had intended to try the MID in this context. We then developed a prototype, first version, which was already an underlying conceptualization of the concept of a Digital Manual, that we called Digital Interactive Manual (MID) and that we implemented in an intermediate school in Braga (http://www.educacaodofuturo.org/manual). From the data obtained in this implementation and the comments of colleagues who reviewed this product, we perfected our concept and the operationalization of the MID. We have tried with this conceptualization and operationalization, show that the current oxymoron between the concept of Digital Manual, seen as an unalterable feature, unadaptable, closed, and the adaptation ideas, editing and customization is diluted in the MID. However, the educational integration of this resource and its impact on the teaching-learning process will depend not so much of the resource itself, but on the strategies and methodologies used, recurrent idea, but fundamental, in the area of educational use of digital resources, whatever they are.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação).
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43083
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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