Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/42939

TitleFatores que influenciam a aprendizagem de conceitos matemáticos em cursos de engenharia: um estudo exploratório com estudantes da Universidade do Minho
Other titlesInfluencing factors in the learning of mathematical concepts in engineering courses: an exploratory study with students of the University of Minho
Les facteurs qui influencent l'apprentissage des concepts mathématiques dans les cours d'Ingénierie: une étude exploratoire avec des étudiants de l'Université de Minho
Author(s)Alves, Manuela Cristina Ferreira
Coutinho, Clara Pereira
Rocha, Ana Maria A. C.
Rodrigues, Cristina Maria Santos
KeywordsAprendizagem de conceitos matemáticos
Engenharia
Focus group
Ensino Superior
Learning of mathematical concepts
Engineering
Higher education
L'apprentissage des concepts mathématiques
Ingénierie
Groupe de discussion
L'enseignement supérieur
Issue date2016
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
JournalRevista Portuguesa de Educação
Abstract(s)O sucesso na aprendizagem da Matemática no ensino superior constitui um campo emergente de pesquisa, em particular nos cursos de Engenharia. No entanto, em Portugal ainda é incipiente a pesquisa na área, pelo que é pertinente explorar fatores que podem esclarecer a relação entre os estudantes de Engenharia e a Matemática. Com base em três focus group realizados com estudantes de dois cursos de Engenharia da Universidade do Minho, este estudo exploratório pretende investigar as atitudes dos estudantes na aprendizagem de conceitos matemáticos e averiguar os fatores que influenciam a sua experiência no processo de aprendizagem. Para além da perceção da importância da Matemática no seu curso e na sua futura profissão, os resultados sugerem que há fatores que influenciam o seu desempenho, nomeadamente o papel do professor e a sua metodologia de ensino, bem como a aplicabilidade dos conceitos matemáticos no contexto da Engenharia, o papel ativo do estudante na aprendizagem e a influência dos pais e da sociedade.
Success in the learning of Mathematics in higher education constitutes an emerging field of research, particularly in the Engineering courses. In Portugal, however, the research in this area remains incipient. It is therefore relevant to explore which factors may clarify the relation between the Engineering students and Mathematics. Based on three focus groups carried out with students from two Engineering courses at the University of Minho, this exploratory study aims to investigate the attitudes of students in the learning of mathematical concepts and find out the factors that influence their experience in the learning process. Beyond the perception of the importance of Mathematics in their course and their future profession, the results suggest that there are factors that influence their performance, such as the teacher's role and his/her teaching methodology, as well as the applicability of mathematical concepts in the context of Engineering, the student’s active role in learning and the influence of parents and society.
Le succès de l'apprentissage de la Mathématique à l'enseignement supérieur est un domaine émergent de la recherche, particulièrement aux cours d'Ingénierie. Toutefois, au Portugal, la recherche est encore naissante, donc il est pertinent d'explorer les facteurs qui peuvent expliquer la relation entre les étudiants en Ingénierie et les Mathématiques. Basé sur trois groupes de discussion menés avec des étudiants de deux cours d'Ingénierie de l'Université de Minho, cette étude exploratoire vise à étudier les attitudes des élèves dans l'apprentissage des concepts mathématiques et de déterminer les facteurs qui influent sur leur expérience dans le processus d'apprentissage. En plus de la perception de l'importance des Mathématiques dans leur cours et leur future profession, les résultats suggèrent qu'il existe des facteurs qui influencent leur performance, à savoir : le rôle de l'enseignant dans la méthodologie de l'enseignement et l'applicabilité des concepts mathématiciens dans le contexte de l'Ingénierie, le rôle active de l'étudiant dans l'apprentissage et l'influence des parents et de la société.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/42939
DOI10.21814/rpe.5998
ISSN0871-9187
Publisher versionhttp://revistas.rcaap.pt/
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CAlg - Artigos em revistas internacionais/Papers in international journals
CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMR_RPE_2016.pdf655,4 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID