Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42937
Título: | O outro lado da guerra colonial. Perspetiva Salutogénica de Inclusão |
Outro(s) título(s): | The oder side of colonial war. Inclusion Salutogenic Approach |
Autor(es): | Silva, Margarete Oliveira, Clara Costa |
Palavras-chave: | Salutogenia Guerra Colonial Narrativas Educação para a Saúde Salutogenic Colonial War Narratives Education Health Education |
Data: | Set-2015 |
Resumo(s): | O projeto de investigação-intervenção aqui
apresentado, denominado O outro lado da guerra colonial. Memórias na primeira pessoa,
fundamenta-se nas conceções da Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, sendo direcionado para a área da Educação para a Saúde. Remete-nos para uma perspetiva salutogénica de saúde
, de acordo com A. Antonovsky. Ao nível metodológico incorre no Paradigma da Complexidade. Utilizam-se métodos diversificados consoante os casos concretos, nomeadamente o método narrativo. Neste estudo, destacam-se as narrativas como forma de ação/intervenção junto de 11 participantes, veteranos da guerra colonial portuguesa. As
narrativas foram determinantes, constituindo
o modo de construção, de atribuição de significado e partilha de
memórias pessoais subjetivas, que revelam perspetivas diversificadas e modos únicos de interpretar
e compreender um evento histórico importante.
A partir dos dados recolhidos foram-se descobrindo os Recursos Gerais de Resistência e foi-
se conhecendo/reconhecendo o Sentido Interno de Coerência de cada participante, construindo-se planos de ação pessoais. Os participantes
compreenderam o papel que desempenham na promoção da sua própria saúde
e a importância que esta compreensão representa nas suas vidas.
Neste sentido, este projeto de investigação/intervenção permitiu-nos analisar, comprender e valorizar as experiências de vida de caráter transformador que culminaram em momentos de grande aprendizagem pessoal; forneceu-nos elementos importantes
para o estudo qualitativo dos veteranos de guerra, revelando dados significativos acerca das
vivências da guerra colonial e acerca do modo como es
sas vivências influenciaram a vida dos
participantes até aos días de hoje. A utilização de métodos exclusivamente qualitativos tornou
-se essencial neste projeto de investigação/intervenção. Através da subjetividade discursiva tivemos acesso a mundos de significado próprios que proporcionaram um ambiente investigativo de proximidade e intimidade.
Conclui-se que este estudo foi revelador porque permitiu a recolha de
dados que contribuíram para a valorização das memórias pessoais mas também para a construção de futuros planos de ação e de investigação. This paper derives from the research-intervention project entitled «The other side of colonial war. memories of first person», which is is based on Education and Lifelong Learning conceptions, being directed to the area of Health Education. It goes back for a salutogenic perspective of health, according to A. Antonovsky. At the methodological level incurs the Paradigm of Complexity. Are used diverse methods depending on specific ca ses, and in particular narrative method. In this study, we can find narratives as a form of action-intervention with 11 participants, veterans of the Portuguese colonial war. The narratives were the basis of the possible and real assignment of meaning and sharing of subjective personal memories, which reveal diverse perspectives and unique ways of interpreting and understanding an important historical event. From the data collected were up discovering the General Resources resistance and was up knowing / recognizing the Internal Sense of Coherence of each participant, this information contributed to the appreciation of personal memories but also to build future action plans. They understood their role in promoting their own health. From the data collected, were discovered the General Resistance Resources of each person and it became possible to identify / recognize Internal Sense of Coherence of each participant, building up personal action plans. They understood their role in promoting their own health and the importance understanding this immersing in their lives. Thus, this research project / intervention allowed us to analyze, understand and value the transforming nature of life experiences that culminated in times of great personal learning; providing us with important elements for the qualitative study of war veterans, revealing important evidence about the experiences of the colonial war and about how these experiences influenced the life of the participants to the present days. The use of exclusively qualitative methods has become essential in this research / intervention project. Through discursive subjectivity we had access to own meaning worlds that provided an investigative environment of closeness and intimacy. In conclusion, this study was challenging because it allowed the collection of data that contributed to the appreciation of personal memories but also to build future plans of action. |
Tipo: | Comunicação em painel |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42937 |
Versão da editora: | http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/240 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ingles Proposta-de-Comunicação.-Congresso-galaico-português-1.pdf Acesso restrito! | 59,45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |