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https://hdl.handle.net/1822/42793
Título: | Fatores que influenciam a capacidade empreendedora: uma análise comparativa |
Outro(s) título(s): | Factors that influence the entrepreneurial activity: a comparative analysis |
Autor(es): | Aldana, Francisco José Manuel Alves |
Orientador(es): | Pinho, José Carlos M. |
Palavras-chave: | Empreendedorismo GEM Oportunidades percebidas Recursos percebidos Intenção empreendedora Medo de falhar Entrepreneurship Perceived opportunities Perceived resources Entrepreneurial initiative Fear of failure |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O objetivo da presente dissertação é entender em que medida os fatores em
estudo diferem nos tipos de economia, no momento de iniciar um negócio. Esses fatores
são os seguintes: oportunidades percebidas, recursos percebidos, intenção
empreendedora e medo de falhar. A abordagem destes é realizada de forma individual
nos tipos de economia, de modo a entender o seu contributo e influência aquando do
momento empreendedor.
Nesse sentido, existe a necessidade de relacionar os fatores em estudo com a
orientação das economias dos diferentes países, através do modelo Global
Entrepreneurship Monitor (GEM). Este modelo todos os anos realiza avaliações do
nível de atividade empreendedora em vários países e tem como base a recolha de
informação quantitativa, relativa ao fenómeno do empreendedorismo. A recolha apenas
deste tipo de informação cria um lapso na abordagem da avaliação subjacente ao
modelo, uma vez que não inclui os fatores qualitativos que permitem a comparação e
conclusões da sua influência nos tipos de economia. Pode ver-se na parte prática os
resultados relativos a esta implicação.
A obtenção dos resultados relativos à influência de fatores no nível da atividade
empreendedora, em diferentes economias, permitiu concluir que o impacto desses
mesmos fatores é diferente em cada economia, o que nos leva a concluir que a
capacidade empreendedora nessas mesmas economias revela-se, igualmente, diferente.
O estudo do empreendedorismo tem gerado um crescente reconhecimento entre
as várias economias, sendo que os governos têm assumido o papel da atividade
empreendedora como uma oportunidade de combinar a motivação do individuo com as
empresas. Desta forma existe a possibilidade de desenvolver novas oportunidades que
geram mudança e promovem o crescimento económico dos seus países. The purpose of the present dissertation is to understand to in what extent the factors under study differ between economies when it comes to setting up a business. Those factors are: perceived opportunities, perceived resources, entrepreneurial initiative and fear of failure. Each factor is approached individually in the different types of economy, in order to comprehend it’s contribute and influence in the entrepreneurial moment. Therefore, there is the necessity of establishing a relation between the factors under study with the orientation of the economies of the different countries, through the Global Entrepreneurship Monitor (GEM) model. This model evaluates every year the level of entrepreneurial activity in several countries and uses quantitative information to measure the activity. The collection of data solely from quantitative sources creates a gap in the approach of the underlying evaluation, since it does not include the qualitative factors that allow a comparison and a conclusion on its influence in the different types of economy. It is evident in the practical chapter the results regarding this implication. Obtaining results relative to the influence of these factors on the level of entrepreneurial activity, in different economies, led to the conclusion that the impact of the same differs between economies, which lead us to conclude that the entrepreneurial ability is, equally, divergent. The study of entrepreneurship has been gaining an increasing acknowledgement between economies, given that governments have been taking the role of the entrepreneurial activity as an opportunity to combine the individual motivation with companies. Furthermore, there is the possibility of developing new opportunities that generate change and promote the economic growth of their countries. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42793 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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