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TítuloFatores que influenciam a capacidade empreendedora: uma análise comparativa
Outro(s) título(s)Factors that influence the entrepreneurial activity: a comparative analysis
Autor(es)Aldana, Francisco José Manuel Alves
Orientador(es)Pinho, José Carlos M.
Palavras-chaveEmpreendedorismo
GEM
Oportunidades percebidas
Recursos percebidos
Intenção empreendedora
Medo de falhar
Entrepreneurship
Perceived opportunities
Perceived resources
Entrepreneurial initiative
Fear of failure
Data2016
Resumo(s)O objetivo da presente dissertação é entender em que medida os fatores em estudo diferem nos tipos de economia, no momento de iniciar um negócio. Esses fatores são os seguintes: oportunidades percebidas, recursos percebidos, intenção empreendedora e medo de falhar. A abordagem destes é realizada de forma individual nos tipos de economia, de modo a entender o seu contributo e influência aquando do momento empreendedor. Nesse sentido, existe a necessidade de relacionar os fatores em estudo com a orientação das economias dos diferentes países, através do modelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Este modelo todos os anos realiza avaliações do nível de atividade empreendedora em vários países e tem como base a recolha de informação quantitativa, relativa ao fenómeno do empreendedorismo. A recolha apenas deste tipo de informação cria um lapso na abordagem da avaliação subjacente ao modelo, uma vez que não inclui os fatores qualitativos que permitem a comparação e conclusões da sua influência nos tipos de economia. Pode ver-se na parte prática os resultados relativos a esta implicação. A obtenção dos resultados relativos à influência de fatores no nível da atividade empreendedora, em diferentes economias, permitiu concluir que o impacto desses mesmos fatores é diferente em cada economia, o que nos leva a concluir que a capacidade empreendedora nessas mesmas economias revela-se, igualmente, diferente. O estudo do empreendedorismo tem gerado um crescente reconhecimento entre as várias economias, sendo que os governos têm assumido o papel da atividade empreendedora como uma oportunidade de combinar a motivação do individuo com as empresas. Desta forma existe a possibilidade de desenvolver novas oportunidades que geram mudança e promovem o crescimento económico dos seus países.
The purpose of the present dissertation is to understand to in what extent the factors under study differ between economies when it comes to setting up a business. Those factors are: perceived opportunities, perceived resources, entrepreneurial initiative and fear of failure. Each factor is approached individually in the different types of economy, in order to comprehend it’s contribute and influence in the entrepreneurial moment. Therefore, there is the necessity of establishing a relation between the factors under study with the orientation of the economies of the different countries, through the Global Entrepreneurship Monitor (GEM) model. This model evaluates every year the level of entrepreneurial activity in several countries and uses quantitative information to measure the activity. The collection of data solely from quantitative sources creates a gap in the approach of the underlying evaluation, since it does not include the qualitative factors that allow a comparison and a conclusion on its influence in the different types of economy. It is evident in the practical chapter the results regarding this implication. Obtaining results relative to the influence of these factors on the level of entrepreneurial activity, in different economies, led to the conclusion that the impact of the same differs between economies, which lead us to conclude that the entrepreneurial ability is, equally, divergent. The study of entrepreneurship has been gaining an increasing acknowledgement between economies, given that governments have been taking the role of the entrepreneurial activity as an opportunity to combine the individual motivation with companies. Furthermore, there is the possibility of developing new opportunities that generate change and promote the economic growth of their countries.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42793
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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