Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/42760

TitleAvaliação externa de escolas: um metaestudo
Other titlesSchools’ external evaluation: a meta-study
L’évaluation externe des écoles: une méta-étude
Author(s)Sousa, Joana
Costa, Natália
Marques, Micaela
Pacheco, José Augusto
KeywordsAvaliação externa de escolas
Autoavaliação
Prestação de contas
Metaestudo
Schools’ external evaluation
Self‑evaluation
Accountability
Meta‑study
Évaluation externe des écoles
Autoévaluation
Accountability
Méta‑étude
Issue date2016
PublisherUniversidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)
JournalEducação, Sociedade & Culturas
Abstract(s)A Avaliação Externa de Escolas (AEE) encontra‑se numa fase de consolidação nas instituições, tendo‑se tornado num significativo objeto de pesquisa a nível nacional. Neste artigo, apresenta‑se um metaestudo, a partir de um corpus documental, constituído por oito estudos empíricos sobre a AEE para efeitos de obtenção do grau de mestre, realizados entre 2011 e 2014, numa universidade portuguesa. Os resultados deste estudo procuram responder à questão «Que resultados são evidenciados pelos estudos empíricos sobre a AEE?». O metaestudo realizado revela que a recetividade à AEE está relacionada com as lideranças estabelecidas nas instituições, sendo que os efeitos produzidos são distintamente percecionados pelos atores educativos. Em termos de efeitos da AEE, os dados apontam para a existência de uma linha de gradação descendente, sendo mais intensa na dimensão organizacional e menos percecionada nas dimensões curricular e pedagógica. Há também uma relação entre a AEE e os resultados académicos, o que faz com que as práticas pedagógicas dos docentes confluam para uma cultura escolar de valorização de resultados, sendo ainda de referir a estreita associação entre a AEE e a autoavaliação das instituições.
The Schools’ External Evaluation (SEE) is currently in a consolidation phase in the institu‑ tions, and has become a relevant subject of research at the national level. In this article, we present a meta‑study from a documental corpus formed by eight empirical studies of SEE’s; this study was originally carried out between 2011 and 2014 in order to obtain a master’s degree in a Portuguese University. The results of this study seek to answer the question «Which results are evidenced by the empirical studies about the Schools’ External Evaluation?». The meta‑study shows that receptivity to SEE’s is related to the leadership established in the institutions, and the effects produced are distinctly perceived by the educational actors. In terms of the SEE’s purposes, the data points to the existence of a downward grading line, being more intense in the organizational dimension and less visible in the curricular and pedagogical dimensions. On the other hand, there is also a relationship between SEE’s and the academic achievement, which makes pedagogical practices of the teachers converge for a school culture that values results, still to mention the close association between SEE’s and the self‑assessment of institutions is also worthy of note.
L’Évaluation Externe des Écoles (EEE) se trouve dans une phase de consolidation dans les institutions, et elle est devenue un objet de recherche important au niveau national. Nous présentons dans cet article, une méta‑étude, à partir d’un corpus documentaire, constituée par huit études empiri‑ ques sur l’EEE, réalisées dans le cadre d’un master, entre 2011 et 2014, dans une université portugaise. Les résultats de cette étude visent à répondre à la question «Quels sont les résultats mis en évidence par les études empiriques de l’EEE?». La méta‑étude réalisée montre que la réceptivité à l’EEE est liée au leadership établi dans les institutions, et les effets produits sont perçus différemment par les acteurs éducatifs. Quant aux effets de l’EEE les données recueillies révèlent l’existence d’une gradation décrois‑ sante, plus intense au niveau organisationnel et moins visible au niveau curriculaire et pédagogique. D’autre part, nous avons pu identifier une relation entre l’EEE et les résultats scolaires, ce qui fait que les pratiques pédagogiques des enseignants convergent vers une culture scolaire qui valorise les résultats. Il faut encore mentionner l’étroite association entre l’EEE et l’autoévaluation des institutions.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/42760
ISSN0872-7643
Publisher versionhttp://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC47Joana_0.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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