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https://hdl.handle.net/1822/42659
Título: | Liderança, satisfação e perceção de rendimento desportivo: estudo com atletas seniores |
Outro(s) título(s): | Leadership, satisfaction and sport performance perception: study with adult athletes |
Autor(es): | Ribeiro, Marta Catarina Fonseca |
Orientador(es): | Gomes, A. Rui |
Palavras-chave: | Liderança Liderança transformacional Satisfação Rendimento desportivo Objetivos desportivos Leadership Transformational leadership Satisfaction Sport performance Goal achievement |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Este estudo analisa a relação entre os estilos de liderança dos treinadores (tomada de decisão,
transacional e transformacional), o modo como os atletas avaliam a liderança dos seus
treinadores (e.g., satisfação com a liderança) e a forma como percecionam o seu rendimento
desportivo a nível individual e coletivo. Esta análise considerou a importância de variáveis
pessoais (e.g., sexo) e desportivas (e.g., divisão competitiva, anos de trabalho com atual
treinador e títulos desportivos obtidos com o atual treinador) dos atletas. Participaram no
estudo 313 atletas de diferentes modalidades, com uma média de idades de 23 anos. Avaliouse
a perceção dos atletas em relação à liderança do treinador, a satisfação face à liderança e a
perceção de obtenção de objetivos de rendimento desportivo. Os resultados demonstraram que
as dimensões de liderança transformacional foram importantes na explicação da satisfação dos
atletas com a liderança dos treinadores, bem como na explicação da perceção de rendimento
desportivo. As variáveis de liderança foram também fundamentais para explicar os anos de
trabalho com o mesmo treinador e os títulos desportivos obtidos com o mesmo treinador. Em
suma, as três formas de liderança avaliadas revelaram-se importantes para explicar o modo
como os atletas avaliam a sua atividade desportiva. This study analyses the relationship between coaches’ leadership styles (such as decision making, transactional and transformational), athletes’ evaluation of their coaches’ leadership (e.g., satisfaction with leadership) and how athletes evaluate their sport performance both at individual and team levels. This analysis considered the importance of athletes’ personal variables (e.g., gender) and athletes’ sports variables (e.g., competitive level, years of work with current coach and sports titles achieved with current coach). Thus, the study included 313 athletes with an average age of 23 years, practicing different types of sports. It was evaluated the athletes’ perception of coaches’ leadership, the athletes’ satisfaction towards leadership, and the athletes’ perception of sports performance, at individual and team levels. Our findings suggest that transformational leadership dimensions are fundamental to explain athletes’ satisfaction regarding the coaches’ leadership and their perception of sports performance. In addition, leadership variables also explain how long coaches and athletes have been working together and how many sport titles have been won within such timeframe. In sum, the three styles of leadership proved to be decisive to explain how athletes evaluate their sporting activity. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42659 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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