Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42571
Título: | Estudo sobre a aplicação das orientações curriculares nos eventos de educação matemática em jardim de infância, no ensino do número em Angola, e suas consequências na aprendizagem das crianças dos 5 aos 6 anos de idade |
Autor(es): | Silva, Pedro Cardoso da |
Orientador(es): | Palhares, Pedro |
Data: | 16-Jun-2016 |
Resumo(s): | Este estudo centra-se nos eventos de educação matemática no jardim de infância e procura
compreender as consequências da aplicação das orientações curriculares no jardim de infância,
no que diz respeito à aprendizagem do número pelas crianças dos 5 aos 6 anos de idade em
Angola. Particularmente, pretendia-se investigar os resultados visíveis no comportamento das
crianças em relação a apropriação de conhecimentos e procedimentos que lhes permitam
desenvolver a numeracia, antes e depois de uma ação de formação de educadoras e vigilantes.
As crianças selecionadas para o estudo algumas foram acompanhadas na primeira etapa e
outras numa segunda etapa. Na primeira etapa foram trinta e cinco dias de observação direta
dos eventos e na segunda etapa vinte e quatro dias, foram também entrevistados alguns dos
pais ou mães (num caso avó) das crianças bem como as educadoras, vigilantes e a diretora
desse centro infantil.
É uma investigação de tipo qualitativa e interpretativa e insere-se no design de estudo de caso
múltiplo. Privilegiou-se uma recolha de dados com base em recolha documental, observações,
entrevistas, prova pedagógica e ação de formação. O pesquisador assumiu também em algum
momento o papel de formador das educadoras de infância e vigilantes.
A análise dos dados revelou os pontos positivos e os pontos negativos existentes na interação
diária dos adultos com as crianças e a necessidade de uma ação conjunta dos componentes
desse processo com vista a melhoria. A investigação colocou em destaque e sugere a
incorporação da prática da sequência numérica verbal livre no programa de representação
matemática do pré-escolar e a prática constante da contagem e manipulação de objetos.
A direção do centro infantil, as educadoras e vigilantes foram despertadas em relação às
inovações que se impõem e à necessidade da sua formação contínua. Sugere-se a partir daqui
um programa de formação contínua do tipo de proximidade. This study focuses on mathematics education events in kindergarten and seeks to understand the consequences of the application of curriculum guidelines in mathematics education in kindergarten, when it comes to learning the number, for children from 5 to 6 years of age in Angola. In particular, the aim was to investigate the application of curriculum guidelines and visible results in children's behaviour regarding the appropriation of knowledge and procedures to develop numeracy, before and after a course with educators and support staff. The children selected for the study were followed a few in the first stage and in a second stage other. In the first step there were days of direct observation of events and in the second stage twenty-four days. It is a qualitative and interpretative type of research, a case study design. It focused on data collection based on documents, observations, interviews, educational testing and training action. The researcher also took at some point the trainer role of kindergarten teachers and vigilant. Data analysis revealed the strengths and weaknesses existing in the daily interaction of adults with children and the need for joint action of the components of this process regarding improvement. Research has highlighted the incorporation of free practice of verbal numerical sequence in the mathematical representation program of the preschool and the constant practice of counting and manipulating objects. The direction of the children's centre, the educators were aroused and vigilant regarding the innovations that must be made and the need for their training. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Estudos da Criança - Especialidade em Matemática Elementar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42571 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedro Cardoso da Silva.pdf | 6,53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |