Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/42119

TitleAs universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais
Author(s)Ribeiro, Paula Cristina Campos
Ruão, Teresa
KeywordsUniversidades
Sociedade da Inovação
Transferência de conhecimento
Comunicação
Interorganizacional
Estratégia
Universities
Innovation society
Knowledge transfer
Interorganizational
Communication
Strategy
Issue date2015
PublisherAssociação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
JournalComunicando
Abstract(s)O objetivo deste artigo é o de compreender o papel das universidades na chamada sociedade da inovação, e a implicação das atividades da terceira missão nos modelos de comunicação das universidades. Este posicionamento da Universidade na sociedade contemporânea é, de resto, um vetor estratégico para a sustentabilidade social, cultural e económica. Com este propósito, promove-se o debate em torno do tema da inovação nas sociedades e nas organizações, e dos conceitos relacionados com a terceira missão das universidades: transferência de conhecimento e tecnologia, difusão de conhecimento, disseminação, valorização e comunicação da inovação. Em resultado, inferimos sobre as consequências deste contexto nas estratégias e modelos de comunicação adotados pelas universidades na transferência de inovação para a sociedade. A metodologia adotada foi a combinação da análise documental, quer de literatura e documentação especializada das universidades, quer de deliberações públicas Europeias e Nacionais; e a observação direta em consórcios de pesquisa. Os principais dados da pesquisa apontam para a evolução de uma comunicação unidirecional para um modelo dialógico de colaboração interorganizacional e em rede, e de participação das universidades na sociedade, com uma maior implicação e envolvimento nas relações sociais. A originalidade deste estudo resulta do facto de a análise ter emergido no campo da Comunicação Organizacional e Estratégica.
The purpose of this article is to understand the role played by universities in the innovation society, the correlation of this in the communication models adopted universities. To reach this objective, we will promote the debate on innovation in companies and organizations, and on the concepts related to the third mission of universities: knowledge and technology transfer, diffusion, dissemination, valorization and communication of innovation. As a result, we will infer about the strategies and the communication models used by universities in innovation transfer to society. The methodology used in this study, combines documental analysis, on literature and public deliberations; and direct observation in research consortia. The results point out the evolution from a unidirectional communication model to a dialogic model of interorganizational collaboration and participation of universities in society, and a greater involvement and engagement in narrowing social relations. The originality of this study relates to the Organizational and Strategic Communication approach that was produced.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/42119
ISSN2182-4037
Publisher versionhttp://www.revistacomunicando.sopcom.pt/
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PCR_TR_2015_comunicando4.pdf458,01 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID