Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4207

TítuloPrograma de enriquecimento escolar "Odisseia": uma proposta de desenvolvimento dos talentos no 2º ciclo de escolaridade
Autor(es)Miranda, Lúcia
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveSobredotação
Programas de enriquecimento
Diferenciação
Data2005
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoIn SILVA, Bento D. ; ALMEIDA, Leandro S., coord. – “Actas do Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 8, Braga, Portugal, 2005” [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2005. ISBN 972-8746-36-9. p. 3265-3279.
Resumo(s)Apresentamos uma experiência em curso junto de alunos do 5º ano de escolaridade tendo em vista a construção, aplicação e validação de um programa de enriquecimento escolar, que designámos “Odisseia”. No essencial, este programa segue o conceito de sobredotação e o modelo de enriquecimento escolar de Joseph Renzullli, desenvolvendo-se ao longo de três fases. A primeira fase, aplicada no ano lectivo de 2004/05, envolve actividades de tipo I, ou seja actividades a nível do grupo turma de exploração de assuntos diversos e interesses dos alunos. No próximo ano lectivo, tomando subgrupos seleccionados destes mesmos alunos, avançam-se para as actividades de tipo II (1º semestre) e de tipo III (2º semestre). As actividades de tipo II procuram desenvolver as competências de resolução de problemas, enquanto as actividades de tipo III se identificam com a concretização de projectos autónomos, com assessoria técnica, por parte dos alunos. O programa em 2004/05 foi aplicado a todos os alunos do 5º ano de escolaridade de uma escola privada de Amarante, tendo-se constituído, para efeitos de avaliação do impacto, um grupo de comparação constituído pela totalidade de alunos do 5º ano de uma escola privada e algumas turmas de uma escola pública da mesma zona geográfica. Nesta comunicação daremos a conhecer os objectivos do programa enquanto uma medida integrada de apoio aos alunos sobredotados e talentosos, as actividades e estratégias com a implementação do 1º nível do programa (actividades de tipo I), assim como alguns resultados e feedback recebido por parte dos alunos, professores e dirigentes ao longo da implementação do programa.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4207
ISBN972-8746-36-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings
CIPsi - Comunicações

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