Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41955

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViseu, Florianopor
dc.contributor.authorGomes, Alexandrapor
dc.contributor.authorMenezes, Luíspor
dc.contributor.authorMartins, Paula Mendespor
dc.date.accessioned2016-06-13T14:07:54Z-
dc.date.available2016-06-13T14:07:54Z-
dc.date.issued2015-05-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/41955-
dc.description.abstractA prova desempenha um papel fundamental na construção do saber matemático, razão pela qual adquire relevância nos atuais programas portugueses do ensino básico. Como as conceções que os professores detêm sobre a prova influenciam a forma como ela é tratada em sala de aula, procuramos averiguar as conceções de professores sobre diferentes aspetos da prova. Adotando uma abordagem quantitativa, recolhemos os dados através de um questionário. Para os professores, a prova matemática é distinta de procedimentos experimentais usados noutras áreas do conhecimento e tem como função verificar e explicar a veracidade de uma afirmação. As provas geométrica e analítica são as mais trabalhadas. Ainda que considerem a prova difícil para os alunos, reconhecem que desenvolve o raciocínio e a comunicação matemática, bem como a compreensão de conceitos matemáticos. Em termos curriculares, concordam com a presença da prova logo nos primeiros anos mas privilegiam a intuição matemática sobre a prova.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectProva matemáticapor
dc.subjectProgramas escolarespor
dc.subjectConceções de professorespor
dc.titleConceções de professores de Matemática sobre a prova matemáticapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage11por
oaire.citationConferencePlaceChiapas, Méxicopor
oaire.citationTitleXIV CIAEM 2015 - Conferencia Interamericana de Educación Matemáticapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Naturais::Matemáticaspor
sdum.conferencePublicationXIV CIAEM 2015 - Conferencia Interamericana de Educación Matemáticapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais
CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Conceções de professores de Matemática sobre a prova matemática.pdf524,66 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID