Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41955
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viseu, Floriano | por |
dc.contributor.author | Gomes, Alexandra | por |
dc.contributor.author | Menezes, Luís | por |
dc.contributor.author | Martins, Paula Mendes | por |
dc.date.accessioned | 2016-06-13T14:07:54Z | - |
dc.date.available | 2016-06-13T14:07:54Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-05 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/41955 | - |
dc.description.abstract | A prova desempenha um papel fundamental na construção do saber matemático, razão pela qual adquire relevância nos atuais programas portugueses do ensino básico. Como as conceções que os professores detêm sobre a prova influenciam a forma como ela é tratada em sala de aula, procuramos averiguar as conceções de professores sobre diferentes aspetos da prova. Adotando uma abordagem quantitativa, recolhemos os dados através de um questionário. Para os professores, a prova matemática é distinta de procedimentos experimentais usados noutras áreas do conhecimento e tem como função verificar e explicar a veracidade de uma afirmação. As provas geométrica e analítica são as mais trabalhadas. Ainda que considerem a prova difícil para os alunos, reconhecem que desenvolve o raciocínio e a comunicação matemática, bem como a compreensão de conceitos matemáticos. Em termos curriculares, concordam com a presença da prova logo nos primeiros anos mas privilegiam a intuição matemática sobre a prova. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino de Matemática | por |
dc.subject | Prova matemática | por |
dc.subject | Programas escolares | por |
dc.subject | Conceções de professores | por |
dc.title | Conceções de professores de Matemática sobre a prova matemática | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 11 | por |
oaire.citationConferencePlace | Chiapas, México | por |
oaire.citationTitle | XIV CIAEM 2015 - Conferencia Interamericana de Educación Matemática | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Naturais::Matemáticas | por |
sdum.conferencePublication | XIV CIAEM 2015 - Conferencia Interamericana de Educación Matemática | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conceções de professores de Matemática sobre a prova matemática.pdf | 524,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |