Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/41955

TitleConceções de professores de Matemática sobre a prova matemática
Author(s)Viseu, Floriano
Gomes, Alexandra
Menezes, Luís
Martins, Paula Mendes
KeywordsEnsino de Matemática
Prova matemática
Programas escolares
Conceções de professores
Issue date5-May-2015
Abstract(s)A prova desempenha um papel fundamental na construção do saber matemático, razão pela qual adquire relevância nos atuais programas portugueses do ensino básico. Como as conceções que os professores detêm sobre a prova influenciam a forma como ela é tratada em sala de aula, procuramos averiguar as conceções de professores sobre diferentes aspetos da prova. Adotando uma abordagem quantitativa, recolhemos os dados através de um questionário. Para os professores, a prova matemática é distinta de procedimentos experimentais usados noutras áreas do conhecimento e tem como função verificar e explicar a veracidade de uma afirmação. As provas geométrica e analítica são as mais trabalhadas. Ainda que considerem a prova difícil para os alunos, reconhecem que desenvolve o raciocínio e a comunicação matemática, bem como a compreensão de conceitos matemáticos. Em termos curriculares, concordam com a presença da prova logo nos primeiros anos mas privilegiam a intuição matemática sobre a prova.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/41955
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais
CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Conceções de professores de Matemática sobre a prova matemática.pdf524,66 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID