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dc.contributor.authorSilva, Ana Maria Costa epor
dc.contributor.authorHerdeiro, Rosalindapor
dc.date.accessioned2016-05-24T10:46:15Z-
dc.date.available2016-05-24T10:46:15Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn0104-4060por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/41753-
dc.description.abstractO texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada em Portugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenho docente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o ‘ser professor/a’. A implementação de sistemas de avaliação do desempenho dos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foi o que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto que regulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiram entre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada de consciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes com impacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivação face ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissional dos professores.por
dc.description.abstractThis article stems from a longitudinal research carried out with primary school teachers in Portugal between 2008 and 2010. The research sought to identify the conflicts and uncertainties, which have been caused by the evaluation of teacher performance, as well as to search for meaning(s) related to that evaluation and to ‘being a teacher’. The implementation of systems for the evaluation of teacher performance fits into the search for solutions to that concern. This is what happened in Portugal, in January 2007, when the new Statute of the Teaching Profession and the law to regulate Teacher Performance Assessment were published in Diário da República – the official government publication. Tensions arose between teachers and the Ministry of Education and they were aggravated by an awareness of how the problem of teacher performance evaluation would impact on the professional career of teachers and how it would cause uncertainties and demotivation concerning the vocation of teaching and its subsequent impact on the professional identity of teachers.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Paraná (UFPR)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectDesempenho docentepor
dc.subjectIdentidade(s)por
dc.subjectEvaluationpor
dc.subjectTeacher performancepor
dc.subjectIdentity(ies)por
dc.titleAvaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)por
dc.title.alternativeTeacher performance evaluation: conflict, uncertainties and the search for meaning(s)eng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602015000500137&script=sci_abstract&tlng=ptpor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage137por
oaire.citationEndPage156por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleEducar em Revistapor
dc.identifier.doi10.1590/0104-4060.41522por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalEducar em Revistapor
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

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