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TitleSegmentação morfológica e dificuldades de leitura em crianças com perturbações de leitura e escrita
Other titlesMorphological segmentation and reading difficulties in children with reading and writing disorders
Author(s)Gomes, Liliana
Ramos, Rui Lima
Coimbra, Rosa Lídia
KeywordsMetalinguagem
Consciência morfológica
Perturbação de leitura e escrita
Metalanguage
Morphological awareness
Reading and writing disorders
Issue dateApr-2016
PublisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
JournalCalidoscópio
CitationGOMES, L.; RAMOS, R.: COIMBRA, R. L. (2016). Segmentação morfológica e dificuldades de leitura em crianças com perturbações de leitura e escrita. Calidoscópio, 14:1, pp. 20-34 (ISSN 2177-6202 / DOI: 10.4013/cld.2016.141.02)
Abstract(s)O presente estudo pretende verificar se existe uma correlação entre consciência morfológica e desempenho em leitura e escrita (mais precisamente, na componente de leitura) em crianças com e sem dificuldades ou perturbação de leitura e escrita. Para cumprir este objetivo, aplicou-se, numa amostra de crianças falantes de português europeu, dois instrumentos de avaliação: o “Teste de Idade de Leitura” e uma Prova de Consciência Morfológica, especificamente criada para o efeito. O grupo experimental (GE) inclui crianças com diagnóstico de dificuldades ou perturbação de leitura e escrita; o grupo de controlo (GC) não. Após a análise dos dados, conclui-se que existe uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos de crianças em estudo, uma vez que o GC revela um desempenho superior ao GE em ambas as provas aplicadas. Os resultados obtidos demonstram ainda uma correlação estatisticamente significativa entre o desempenho das crianças no domínio de leitura e o desempenho das crianças ao nível da consciência morfológica. A correlação mostra-se consideravelmente mais forte no GE do que no GC. Deste modo, conclui-se que a estimulação da consciência morfológica pode efetivamente facilitar e auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem leitora em crianças, sobretudo em crianças com dificuldades nestes domínios.
This study aims to verify the existence of a correlation between morphological awareness and reading and writing performance (more precisely, in the reading component) in children with and without reading and witting difficulties or disorders. To fulfill this objective, a sample of European Portuguese-speaking children was tested with two assessment instruments: the “Reading Age Test” and a Morphological Awareness Test specifically created for this purpose. The experimental group (EG) includes children who have been diagnosed with reading and writing difficulties or disorders; the control group (CG) has not. After analyzing the data, it was concluded that there is a statistically significant difference between the groups of children in the study, since the CG reveals a better performance than the EG in both tests applied. The results also show a statistically significant correlation between the children’s reading performance and their morphological awareness. The correlation appears to be considerably stronger in the EG than in the CG. Thus, we concluded that stimulation of morphological awareness can effectively facilitate and help children’s reading skill development, especially in children having difficulties in these areas.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/41644
DOI10.4013/cld.2016.141.02
ISSN2177-6202
Publisher versionhttp://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.02/5193
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

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