Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/41523

TitleParticipação estudantil no Facebook: processos, modalidades e motivações
Other titlesStudent participation on Facebook: processes, methods and motivations
Author(s)Xavier, Romana Fonseca Alves de Andrade
Advisor(s)Pinto, Manuel
Pereira, Francisca Elisa de Lima
KeywordsParticipação
Redes sociais
Culturas juvenis
Conversação
Participation
Social networks
Communication
Youth culture
Conversation
Issue date25-Feb-2016
Abstract(s)No presente estudo, buscou-se entender a participação estudantil na plataforma do Facebook, a partir das motivações dos partícipes e de como se configura o processo participativo no ambiente digital. Para tal, foi necessária a adoção de técnicas qualitativas como grupo focal e análise exploratória da conversação. Nesse sentido, as técnicas se fizeram complementares, para o alcance de uma compreensão ampliada do contexto. O quadro teórico desta tese tem como referencial o contexto digital, tal como configurado pelo desenvolvimento da internet e pelas redes sociais, e as transformações relativas às formas de participação, comunicação e socialização entre as pessoas, nesse contexto desenvolvidas. Assim, na primeira parte, a pesquisa procedeu à revisão de literatura em torno de conceitos como participação, culturas juvenis e redes sociais, apoiada em autores como Henry Jenkins, Jurgen Habermas, Manuel Castells, Raquel Recuero, Paulo Freire, entre outros. A componente empírica da investigação centrou-se na análise da participação em torno de movimentações estudantis no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, tomando como base os reflexos destes processos numa página interna do Facebook. A metodologia incidiu sobre as diferentes modalidades de conversação e participação naquela rede social e, recorrendo a grupos de foco, aos factores motivacionais associados a essas modalidades. A conclusão desta investigação ressalta a importância das relações sociais e do protagonismo juvenil como norteadores dos processos participativos. Mais ainda, esses aspectos direcionam as conversações em rede, a partir dos laços sociais e do desejo de exercer o protagonismo em sua própria rede social.
In the present study, we sought to understand student participation in the Facebook platform, from the participant motives and of the participatory process in the digital environment configuration. For such, it was necessary to adopt qualitative techniques such as focus groups and conversation exploratory analysis. In this sense, the techniques became complementary to achieve a broader understanding of the context. The theoretical framework of this thesis has reference in the digital environment, as configured by the development of the Internet and the social networks, and the changes relating to the forms of participation, communication and socialization among people in this context developed. Thus, in the first part, the research proceeds a review of the literature around concepts such as participation, youth cultures and social networks, based on authors such as Henry Jenkins, Jurgen Habermas, Manuel Castells, Raquel Recuero, Paulo Freire, among others. The empirical component of the research focused on the analysis of participation around student movements at the Federal Institute of Rio Grande do Norte, based on the reflections of these processes in an internal Facebook page. The methodology focused on the different forms of conversation and interest in that social network, using focus groups, the motivational factors associated with these modalities. The conclusion of this research underscores the importance of social relationships and youth participation as guiding participatory processes. Moreover, these aspects direct the networked conversations from social ties and the desire to be a protagonist in your own social network.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Ciências da Comunicação.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/41523
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RomanaXavier_Tese.pdf5,36 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID