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https://hdl.handle.net/1822/41498
Título: | O processo de legitimação e a gestão de impressões na comunicação organizacional: O caso da EDP – Energias de Portugal, S.A. |
Outro(s) título(s): | The process of legitimation and impression management on corporate communication: The case of EDP – Energias de Portugal, SA |
Autor(es): | Martins, Adelaide Ferreira Leite |
Orientador(es): | Gomes, Delfina Oliveira, Lídia Cristina Alves Morais de |
Data: | 4-Fev-2016 |
Resumo(s): | O setor elétrico tem um efeito muito importante sobre a vida diária das
sociedades. A EDP representa o maior grupo empresarial a operar no setor elétrico em
Portugal e constitui o estudo de caso desta investigação. A perspetiva de investigação
qualitativa adotada, baseada numa abordagem interpretativa, foi considerada a mais
apropriada para analisar as respostas estratégicas da EDP, através das cartas do
presidente aos acionistas dos relatórios anuais e das comunicações do seu presidente
executivo aos meios de comunicação social, no período de 1995 a 2014, face às
pressões e expetativas institucionais. Reconhecendo que as organizações não são
agentes passivos e têm possibilidade de escolha quando pressionadas pelo ambiente
institucional em que operam, uma caraterística comum aos referenciais teóricos desta
investigação – os modelos de Oliver (1991), Elsbach (1994) e Suchman (1995) –, este
estudo assume uma abordagem estratégica da legitimidade.
Esta investigação contribui para a literatura sobre a gestão de impressões no
contexto da comunicação organizacional. Os resultados apresentados mostram que,
através das cartas do presidente aos acionistas e das comunicações do presidente nos
meios de comunicação social, a EDP tentou influenciar as impressões dos stakeholders
e legitimar a atuação organizacional. A investigação torna visível como a EDP procurou
gerir a perceção da legitimidade organizacional, contribuindo para melhorar o
entendimento sobre o comportamento estratégico das organizações em contextos
institucionais e condições em que os interesses organizacionais conflituam com as
expetativas externas. Os resultados sugerem que, à semelhança dos interesses e do
poder, as expetativas dos constituintes desempenham um papel importante na
determinação das respostas específicas ao ambiente institucional. Sendo uma
organização com considerável visibilidade e dependente do apoio social e político, num
contexto de intensas pressões e expetativas societais, a importância que a questão da
legitimidade organizacional assumiu para a EDP é uma evidência empírica. The electricity sector has a very important effect on the daily life of society. EDP is the largest business group operating in the electricity sector in Portugal and it is the case study of this research. The qualitative research perspective adopted, based on an interpretative approach, was considered as the most appropriate to analyze the strategic responses of EDP, through the president’s letters to their shareholders in the group annual reports and the president’s communications in the media, to the pressures and institutional expectations from 1995 to 2014. Recognizing that organizations are not passive agents and have the choice when pressurized by the institutional environment in which they operate, a common feature of the theoretical framework of this research – Oliver (1991), Elsbach (1994) and Suchman (1995) frameworks –, this study takes a strategic approach to legitimacy. This research contributes to impression management literature in the context of corporative communication. The results show that through the president’s letters to shareholders and the president’s communications in the media, EDP attempted to influence stakeholders’ perceptions and to legitimate organizational behaviour. The study shows how EDP has sought to manage the perception of organizational legitimacy, contributing to a better understanding of the strategic behaviour of organizations in institutional contexts and conditions in which the organizational interests conflict with external expectations. The results suggest that, like the selfinterests and power, the constituents’ expectations play an important role in determining the specific strategic response to institutional environment. As an organization with significant visibility and dependent on the social and political support in a context of intense pressures and societal expectations, the importance of organizational legitimacy assumed by EDP is an empirical evidence. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento Ciências Empresariais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41498 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | EEG - Teses de Doutoramento |
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