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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, Dalilapor
dc.contributor.authorMascarenhas, Maria Paula de Vilhenapor
dc.contributor.authorRabot, Jean-Martinpor
dc.date.accessioned2016-05-04T13:51:11Z-
dc.date.available2016-05-04T13:51:11Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/41433-
dc.description.abstractA divulgação da espiritualidade através dos movimentos sociais da Nova Era está a desencadear a transformação dialética do indivíduo num sentido profundo de união com o cosmos. Com o desenvolvimento tecnológico, a internet revolucionou o modo de disseminação da informação ao facultar livremente o acesso a conteúdos sobre a filosofia oriental na base destes movimentos. No contexto de rutura com o modelo cultural judaico-cristão, os indivíduos reconheceram nestas filosofias os modos de sentir para os quais, até então, não tinham obtido qualquer esclarecimento. Paralelamente, assiste-se à modificação do paradigma cultural regido pelas religiões tradicionais para a emergência do paradigma ecológico centrado na ética e na espiritualidade. Atualmente, em Portugal, o fenómeno social tem evidenciado ruturas nas práticas culturais dos indivíduos. A cultura da Nova Era exalta o rompimento com os modelos tradicionais e exalta a luz como signo e símbolo de uma nova era cultural. O clima ideológico criado pelos iluministas e potenciado pela Revolução Francesa parece estar a (re)emergir na cultura ocidental, em plena pós-modernidade, à luz de ideais reconfiguradas na espiritualidade, na noção de unidade, de religação com o cosmos, dos quais falam diversos autores como Boff, Giddens entre outros. A ideia da espiritualidade, da transcendência humana, do domínio interestelar do qual falam os movimentos espirituais da Nova Era está presente em diversos domínios da cultura pós-moderna. A ideia de luz surge como signo, sentido e simbologia principal, é a palavra mais amplamente difundida na cultura New Age. É deste modo que, por exemplo, a cocriação preenche o signo da luz repleto de sentidos, como ideia de exaltação da busca por uma espiritualidade simbolicamente individual e que se (re)cocria socialmente sob o signo principal da luz. O significado de luz e de espiritualidade do qual falam os movimentos espiritualistas tem merecido amplo destaque na publicidade, reproduzindo os sentidos de luminosidade que difundem os movimentos da Nova Era. Frequentemente, encontram-se inúmeras destas referências simbólicas em produtos e subprodutos culturais que nos circundam. Em certa medida, o individualismo reinventa-se através da espiritualidade dos tempos deste novo século. Ou seja, revela-se na espiritualidade voltada para si próprio, na busca do seu “eu” interno, na procura da essência de si mesmo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEspiritualidadepor
dc.subjectNova erapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectPós-modernidadepor
dc.titleA luz da espiritualidade na cultura pós-modernapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2394/2308por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationConferenceDate2 - 4 Nov. 2015por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage58por
oaire.citationEndPage72por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleCongresso Internacional Comunicação e Luzpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublicationCongresso Internacional Comunicação e Luzpor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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