Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41380

TítuloDislexia: conhecimentos de educadores e professores do 1º ciclo do ensino básico na Zona Norte de Portugal
Autor(es)Sacramento, Patrícia Alexandra da Silva
Orientador(es)Cruz, Vítor Manuel Lourenço
Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveDificuldades de aprendizagem específicas
Dislexia
Conhecimento
Professores
Educadores
Specific learning disabilities
Dyslexia
Knowledge
Teachers
Educators
Data2015
Resumo(s)O presente trabalho tem como finalidade saber se os educadores do préescolar e os professores do primeiro ciclo estão cientificamente preparados para detetar sinais de Dislexia, identificando, avaliando e intervindo junto dos seus alunos no sentido de prevenirem e reduzirem essas dificuldades. Para o efeito, foram recolhidos dados de 1031 participantes, 342 educadores e 689 professores do primeiro ciclo da Zona Norte de Portugal a trabalharem em escolas Públicas, IPSS ou Privadas. O trabalho seguiu uma metodologia quantitativa com recurso ao questionário semiaberto, composto maioritariamente por perguntas fechadas. No global, os resultados obtidos parecem permitir-nos concluir que: 1) educadores e professores possuem um nível positivode conhecimentos sobre Dislexia; 2) não existe diferença estatisticamente significativa entre educadores e professores no que concerne ao conhecimento sobre Dislexia; 3) não há relação estatisticamente significativa entre a idade e o nível de formação dos participantes, quer seja pós-graduação em NEE, mestrado em NEE, outras formações em NEE, ou formação específica em Dislexia; 4) não existe qualquer relação estatisticamente significativa entre a experiência profissional dos participantes e o nível de formação, quer seja pós-graduação em NEE, mestrado em NEE, outras formações em NEE, ou formação específica em Dislexia; 5) existe uma relação estatisticamente significativa entre o nível de formação dos participantes e o seu conhecimento sobre a dislexia, mais concretamente, a análise revelou que ter maior conhecimento sobre a dislexia está associado a ter pós-graduação em NEE, outras formações em NEE, ou formação específica em dislexia; 6) existe uma relação estatisticamente significativa entre quem tem contacto direto com NEE e/ou Dislexia e o seu conhecimento sobre a Dislexia, mais concretamente, a análise indicou que ter maior conhecimento sobre a Dislexia está associado a ter crianças/alunos com NEE e/ou crianças/alunos com Dislexia, ou familiares/amigos com NEE; 7) a relação entre quem familiares/amigos com Dislexia e o conhecimento sobre a Dislexia é marginalmente significativa. Ou seja, maior conhecimento sobre a dislexia tende a estar associado a ter familiares/amigos com Dislexia; 8) não existe relação estatisticamente significativa entre quem tem NEE e/ou Dislexia e o seu conhecimento sobre a Dislexia.
This study aims to find out if educators and primary teachers are scientifically prepared to detect signs of Dyslexia, identifying, assessing and intervening with their students in order to prevent and reduce these difficulties. Therefore, 1031 data were collected, 342 educators and 689 primary teachers of the northern of Portugal working in public schools, IPSS or Private. The work followed a quantitative methodology using the semi-open questionnaire, consisting mainly of closed questions. Overall, the results seem to allow us to conclude that: 1) educators and teachers have a positive level of knowledge about dyslexia; 2) there is no statistically significant difference between educators and teachers regarding the understanding of dyslexia; 3) there is no statistically significant relationship between age and the level of training of the participants, whether graduate in Special Education, master's degree in Special Education, other formations in Special Education, or specific training in Dyslexia; 4) there is no statistically significant relationship between the professional experience of participants and the level of education, whether graduate in Spacial Education, master's degree in Special Education, other formations in Special Education, or specific training in Dyslexia; 5) there is a statistically significant relationship between the level of training of participants and their knowledge about dyslexia, more specifically the analysis revealed that having more knowledge about dyslexia is associated with having a postgraduate degree in Special Education, other formations in Special Education or specific training in Dyslexia; 6) There is a statistically significant relationship between those who have direct contact with Special Education and / or Dyslexia and their knowledge about Dyslexia, more specifically, the analysis indicated that having more knowledge about Dyslexia is associated with having children / students with Special Educional Needs and / or children / students with Dyslexia, or family / friends with Special Needs; 7) the relationship between those families / friends with Dyslexia and knowledge about Dyslexia is marginally significant. That is, greater knowledge about Dyslexia tends to be associated with having family / friends with Dyslexia; 8) there is no statistically significant relationship between those with Spacial Needs and / or Dyslexia and their knowledge of Dyslexia.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41380
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Alexandra da Silva Sacramento.pdf7,3 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID