Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41310

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Maria Helenapor
dc.contributor.authorPatrão, Jorge Gonçalo Vieirapor
dc.date.accessioned2016-04-28T13:23:43Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/41310-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado no âmbito do estágio supervisionado do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, que decorreu no ano letivo de 2014/2015. Teve como objetivo investigar os processos de estudo dos alunos de oboé e ajudá-los na organização do tempo do estudo individual. Na música é muito importante existir um estudo diário e regular para haver uma evolução constante. Devido à carga horária do dia-a-dia dos alunos, torna-se difícil gerir o tempo de estudo para alcançar os objetivos que se pretende. Assim, neste trabalho, foi feita uma intervenção com três alunas dos 1º e 3ª graus de oboé da Academia de Música de Castelo de Paiva (escolhidas deliberadamente por serem alunas com problemas no estudo), através da qual se procurou construir bases sobre como se deve organizar e gerir o tempo de estudo individual dos alunos, com o objetivo de criar soluções metodológicas, de maneira a proporcionar um desenvolvimento no instrumento mais rápido e eficiente. Começou-se por estudar as ideias dos autores que escreveram sobre o assunto os e experimentar os vários processos e métodos que eles sugerem, para compreender a sua aplicabilidade. Após esta pesquisa, foram planificadas atividades que pudessem ser aplicadas aos alunos durante o estágio e, assim, testar a sua eficácia. Esta fase revelou-se importante para os alunos (porque desconheciam muito as ferramentas de ajuda ao estudo), e levou à reflexão sobre algumas dificuldades que sentem e que, muitas vezes, têm que ver com a organização do tempo. Assim, na intervenção foi abordada a organização do tempo de estudo da prática instrumental individual, com foco em estratégias de gestão e foi construído um conjunto de atividades, exercícios e sugestões para os vários problemas apresentados pelos alunos, tendo sido sublinhados os aspetos que poderão ter influência na performance musical, tais como a motivação, a concentração, a autonomia e a ansiedade. O projeto, revelou-se funcional para a formação dos alunos, obtendo bons resultados. É importante, por isso, promover estratégias de ajuda ao estudo dos alunos e valorizar mais a importância que o professor de instrumento pode ter na promoção de estudo de instrumento eficaz.por
dc.description.abstractThis project was developed during the Master of Music Teaching Practicum at the University of Minho during the year of 2014/2015. Its main goal was the research of the study habits of a group of oboe students, and the development of pedagogical suggestions to help them manage their individual study time. In music it is very important to maintain daily practice in order to achieve permanent evolution. The students’ work overload often originates difficulties in time management, which prevents the achievement of goals. Therefore, this pedagogical project (which was focused on three 1st and 3rd year oboe students of Castelo de Paiva Music Academy, deliberately chosen because of their poor practice habits) aimed at presenting a structured proposal for practice and time management in order to enable success and rapid development in instrumental studies. The first part of the project was the scientific literature revision, the systematization of the recommended study strategies, and the development of contextualized practice plans for the students involved, which were then tested by them at home and in class. This phase was very important for the students (because they were initially unaware many of the practice strategies) and it led to critical thinking about the difficulties they felt, which are often related to time management. Therefore, during the project, great attention was given to time organization and time management in individual instrumental practice; several activities, exercises and pedagogical suggestions were developed addressing the various problems presented by the students, such as lack of motivation, lack of concentration, lack of autonomy and anxiety. The project was very successful during student lessons, and good results were obtained. It is important, therefore, to promote practice strategies that might help the students, and to value the role of the instrumental teacher in the development of those strategies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectTempo de estudopor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectOboépor
dc.subjectStudy timepor
dc.subjectOrganizationpor
dc.subjectManagementpor
dc.subjectPedagogypor
dc.titleOrganização do tempo do estudo musical: sugestões pedagógicas para a gestão do tempo do estudo individual do oboépor
dc.title.alternativeThe organization of musical study time: pedagogical suggestions for the manegement of the individual study time in the oboepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201514508por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jorge Gonçalo Vieira Patrão.pdf
Acesso restrito!
2,62 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID