Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/41269

TitleO desenvolvimento do pensamento abstrato através de game-based learning e do Scratch
Other titlesThe development of abstract thinking through game-based learning and Scratch
Author(s)Osório, Carlos Manuel dos Santos
Advisor(s)Lencastre, José Alberto
Issue date2015
Abstract(s)Este relatório surge no âmbito da realização da intervenção pedagógica do Mestrado em Ensino de Informática realizado na Universidade no Minho. Tendo por base a Questão de Investigação: “De que forma uma estratégia de game-based learning com recurso ao Scratch permite o desenvolvimento do pensamento abstrato?” são enunciados os objetivos que se pretendiam alcançar: (i) Promover o desenvolvimento de competências de programação utilizando o Scratch; (ii) Promover o desenvolvimento de competências de resolução de problemas computacionais; (iii) Promover o desenvolvimento de competências ao nível da autonomia; (iv) Promover o desenvolvimento de competências ao nível da criatividade; (v) Promover o desenvolvimento do pensamento abstrato; (vi) Promover o desenvolvimento do conhecimento colaborativamente; (vii) Avaliar o impacto da estratégia gamebased learning no processo de aprendizagem dos alunos. Através de uma metodologia de investigação de development research comecei por fazer uma investigação preliminar sobre o meu público-alvo e o contexto escolar em que se inseria. Em paralelo efetuei uma revisão do “estado da arte” com o objetivo de desenhar uma solução fundamentada do ponto de vista teórico e prático. Com base na investigação preliminar desenhei e desenvolvi um jogo em Scratch para usar numa estratégia de game-based learning. O jogo foi avaliado por peritos e utilizadores semelhantes ao nível da usabilidade e posteriormente utilizado com 59 alunos de três turmas do 8.º ano de escolaridade. Todo o processo foi alvo de sucessivas reflexões que deram origem a este relatório. No final é-me possível concluir que uma estratégia de game-based learning com utilização do Scratch permitiu o desenvolvimento do pensamento abstrato. Esta afirmação é suportada na validação da aplicação dos sete conceitos (sequências, ciclos, eventos, paralelismo, condições, operadores e dados) definidos por Brennan e Resnick (2012) que no seu conjunto corporizam a aplicação do pensamento abstrato. Por outro lado, foi também uma boa opção para o desenvolvimento de competências de resolução de problemas computacionais.
This report emerges in the realization of the educational intervention of the Master in Information Technology Education at the University Minho. Based on the research focus: "How a game-based learning strategy using Scratch allows the development of abstract thinking?" are set out the purposes with it: (i) promote development skills of programming using Scratch; (ii) promote the development of solving computational problems skills; (iii) promote the development of autonomy skills ; (iv) promote the development of creativity skills; (v) promote the development of abstract thought; (vi) promote the development of collaborative knowledge; (vii) evaluate the impact of game-based learning strategy in the students' learning process. Through a development research methodology I started by making a preliminary investigation on my target audience and the school environment. I've made also a review of the current "state of the art" in order to draw a solution based from a theoretical point of view. Based on the preliminary investigation I've created a game in Scratch to use on a game-based learning strategy. The game was rated by experts and similar users in usability and subsequently used in three 8th grade classes. The whole process was followed by successive reflections conducting to this report. At the end I got the conclusion that a game-based learning strategy with the use of Scratch allowed the development of abstract thought. This statement is backed on the validation of implementing the seven concepts (sequences, cycles, events, parallelism, conditions, operators and data) defined by Brennan and Resnick (2012) which together embody the application of abstract thought. On the other hand, it was also a good choice for the development of computational problemsolving skills.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttp://hdl.handle.net/1822/41269
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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