Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/4126

TitleActividades laboratoriais e evidências indirectas : um estudo com futuros professores
Author(s)Leite, Laurinda
Esteves, Esmeralda
Issue date2004
Citation"Boletín das Ciencias". ISSN 0214-7807. 56 (2004).
Abstract(s)A defesa da utilização de actividades laboratoriais no ensino das ciências assenta, frequentemente, em argumentos de três tipos: cognitivos, afectivos e associados a capacidades/habilidades. Neste trabalho são especialmente relevantes os argumentos cognitivos, relacionados com a promoção da aprendizagem de conhecimento conceptual. Numa actividade laboratorial nem sempre os dados necessários ao teste ou a construção de uma ideia são directamente acessíveis aos sentidos. Por vezes, é necessário utilizar formas indirectas de acesso aos mesmos, recorrendo a análise das propriedades físicas de um produto obtido ou a realização de testes químicos para sua identificação. Neste artigo procurou-se avaliar em que medida um grupo de 31 estudantes universitários, futuros professores de Física e Química, reconhece a necessidade de recorrer a formas indirectas de obter dados que constituem evidencias das conclus6es disponibilizadas por dois protocolos de tipo receita, que apresentam a conclusões pretendidas. Os futuros professores envolvidos no estudo não conseguiram identificar a falta de testes ou de outros procedimentos que permitissem obter as evidências indirectas necessárias para suportar empiricamente as conclusões descritas nos protocolos seleccionados para este estudo.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/4126
ISSN0214-7807
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Actividades Laboratoriais e Evidências Indirectas - Actas do XVII Congreso de Enciga.pdf991,3 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID