Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41236

TítuloPromover a educação sensorial: dar "Sentidos" à transição entre a educação pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Promote sensory education: giving "Senses" to the transition between pre-school education and the Primary school
Autor(es)Sousa, Bárbara Vale
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chaveTransição
Educação sensorial
Sentidos
Estimulação
Aprendizagem ativa
Transition
Sensorial education
Stimulation
Active learning
Data2015
Resumo(s)O presente relatório apresenta um estudo de caráter descritivo-interpretativo com contornos metodológicos de investigação-ação. Este estudo procurou perceber as fragilidades associadas à transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico e se a educação sensorial podia facilitar a adaptação das crianças a esta nova etapa. Além disso pretendeu ver respondidas as seguintes questões: 1. A educação sensorial facilita a adaptação dos alunos ao 1.º CEB, fomentando uma atitude positiva face à escola? 2. É possível trabalhar conteúdos programáticos de forma significativa através da educação sensorial? Os participantes deste estudo, realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa sala de 1.º ano, foram 18 alunos com idades compreendidas entre cinco e sete anos. A partir da análise decorrente da observação constatou-se a falta de estimulação sensorial no 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo esta uma das principais diferenças entre este e a Educação Pré-Escolar. Neste sentido, explorando a educação sensorial, foram trabalhados os sentidos do corpo humano que pareciam ser menos estimulados nesta sala de aula. Através deste trabalho foi possível fomentar uma atitude positiva face à escola e às aprendizagens do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A avaliação deste projeto evidenciou que as fragilidades desta transição se prendiam essencialmente com a falta de cumprimento de regras de sala, sendo estas bastante distintas das regras de um ambiente de Educação Pré-Escolar. Além disso, o grupo demonstrava falta de interesse pelos conteúdos e desconcentração na realização das tarefas propostas. A estratégia adotada neste estudo revelou que a educação sensorial pode facilitar a adaptação dos alunos ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e fomentar neles atitudes positivas face à escola. Durante as atividades, os alunos demonstraram um grande envolvimento e entusiasmo, utilizaram os sentidos de forma ativa, apresentaram as suas ideias e expressaram sensações. Este envolvimento, desencadeou nos alunos um maior interesse pelas tarefas e uma maior abertura para a aquisição de aprendizagens, mantendo posturas concentradas e envolvidas. Assim, a educação sensorial parece ser uma boa aliada na adaptação das crianças entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico.
This report is presented as a descriptive and interpretative study with methodological researchaction outlines. This study sought to understand the weaknesses associated with the transition between pre-school education and the Primary school and if sensory education could facilitate the adaptation of children to this new stage. Additionally the following questions are intended to be answered: 1.Does Sensory education help students adapt to the Primary school, fostering a positive attitude towards school? 2. Is it possible to work syllabus, significantly, through sensory education? The participants of this study were 18 pupils aged between five and seven years old, who attend the first year classroom of a Primary school. From the observations’ analysis, lack of sensory stimulation was found in the Primary school, which is one of the main differences between this and pre-school education. In this sense, exploring sensory education, the sense of the human body, that appeared to be less stimulated in this classroom, was worked. Through this work it was possible to foster a positive attitude towards school and Primary school learning. The evaluation of this project showed that the weakness of this transition is essentially bound to the failure to comply with room rules, which are quite distinct from the rules of a pre-school education environment. In addition, the group showed lack of interest in the content and very little concentration in the tasks proposed. The strategy adopted in this study revealed that sensory education can facilitate the adaptation of students to the and foster them with positive attitudes towards school. During the activities, the students showed great involvement and enthusiasm, used the senses actively, presented their ideas and expressed their feelings. This involvement sparked in students greater interest in tasks and greater openness to the acquisition of learning, keeping focused and involved postures. Thus, sensory education seems to be a good ally in the adaptation of children between pre-school education and the primary school.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41236
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio_BarbaraSousa_2015.pdf1,69 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID