Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/4117

TítuloFeminismo e discurso do género na psicologia social
Autor(es)Nogueira, Conceição
Palavras-chaveGénero
Feminismo
Psicologia social
Data2001
EditoraAssociação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
RevistaPsicologia & Sociedade : Revista da Associação Brasileira de Psicologia Social
Citação"Psicologia & Sociedade : revista da Associação Brasileira de Psicologia Social". ISSN 0102-7182. 13:1 (2001) 107-128.
Resumo(s)Neste artigo abordaremos como o discurso do género foi construído pela psicologia social, isto é, como o próprio conceito e as teorias explicativas que o envolvem foram construindo um significado que hoje está associado ao próprio estudo do género, tendo presente a influência das diferentes teorias feministas. O feminismo, especialmente determinadas teorias e perspectivas contemporâneas permitiu o equacionar de sérias críticas à ciência tradicional, moderna e positivista, críticas essas que se fazem sentir em várias disciplinas. Apresentam-se os diferentes programas de pesquisa sobre o género na psicologia social de influência feminista: a psicologia empiricista feminista, e o pósempiricismo feminista que coloca em causa a própria pesquisa de diferenças sexuais acentuando a construção social do género. Na psicologia social e nos estudos sobre o género estas novas perspectivas permitem um novo posicionamento e o pensar em novas possibilidades para a transformação de uma disciplina “reguladora e autoritária” para uma nova forma de acção local e contextualizada, nunca androcêntrica e universal.
Tipoarticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/4117
ISSN0102-7182
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
feminismo e discurso do género na psicologia social.pdf72,4 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis