Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/4111

TitleAprender arquitectura de computadores através de um hiperdocumento : reacções dos alunos dos princípios da teoria da flexibilidade cognitiva
Author(s)Marques, Célio Gonçalo
Carvalho, Ana Amélia Amorim
Issue date2004
CitationSÁNCHEZ PÉREZ, Juan Manuel [et al.], ed lit. – “SIIE 2004 : actas do Simpósio Internacional da Informática Educativa, 6, Cáceres, Espanha, 2004”. [Cáceres]: Universidad de Extremadura, [2004?]. ISBN 84-7723-653-4.
Abstract(s)O módulo Arquitectura de Computadores faz parte de várias disciplinas que integram o currículo das licenciaturas da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar. No presente ano lectivo, proporcionou-se aos alunos a possibilidade de aprenderem interactivamente, através de um hiperdocumento sobre "Arquitectura de Computadores", estruturado no nível avançado segundo os princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. De seguida, descreve-se o estudo realizado e as reacções dos alunos ao hiperdocumento, cujos dados foram recolhidos através de questionários de opinião e de testes de conhecimentos. Os resultados apontam para a satisfação dos sujeitos relativamente a este novo meio de estudo e para o reconhecimento da importância dos comentários temáticos e travessias temáticas na aprendizagem, verificando-se ainda a existência de diferenças estatisticamente significativas entre os sujeitos que estudaram pelo hiperdocumento onde foi operacionalizada a Teoria da Flexibilidade Cognitiva e o hiperdocumento sem desconstrução e travessias, mas com exercícios.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/4111
ISSN84-7723-653-4
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais


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