Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/41055

TitleDo palco ao público: os protagonistas da comunicação de festivais de música em Portugal e Espanha
Other titlesDel escenario al público: los protagonistas de la comunicación de festivales de música en portugal y españa
From stage to audience: headliners of music festivals communication in portugal and spain
Author(s)Silva, Marco Eurico Pinto da
Advisor(s)Balonas, Sara
KeywordsFestivais de música
Publicidade
Cabeças de cartaz
Públicos
Conceitos
Festivales de música
Publicidad
Cabezas de cartel
Conceptos
Music festivals
Advertising
Headliners
Audiences
Concepts
Issue date2016
Abstract(s)Nos últimos anos, os festivais de música pop, rock, alternativa e indie têm proliferado e incrementado peso e importância, aos níveis económico, social e cultural, na Península Ibérica. À medida que estes megaeventos se multiplicam e se especializam, assumindo contornos específicos e procurando posicionamentos diferenciadores, é importante refletir sobre as formas de comunicação, cada vez mais amplas, imediatas, participativas, abrangentes e mutantes, dos mesmos. Neste contexto, surgem algumas questões pertinentes. O que se privilegia comunicar é o cartaz, o elenco artístico, de um determinado festival ou as experiências vivenciadas pelos espectadores durante o evento? Em que se parecem e em que se diferenciam as formas de comunicação publicitária deste tipo de festivais em Portugal e Espanha? Quem são os destinatários preferenciais das mensagens que se transmitem? Partindo da revisão de uma literatura pluridisciplinar, que convoca Indústria Musical, Sociologia, Semiótica, Comunicação, Storytelling, Marketing, Relações Públicas, Publicidade e Redes Sociais, continuando através da análise de anúncios reais pertencentes às campanhas de comunicação dos dois últimos anos de seis festivais de música ibéricos, aliada ao rastreio da presença destes eventos nos media sociais e à auscultação de profissionais do sector, pretende-se responder a essas questões e traçar um mapa de tendências.
En los últimos años, los festivales de música pop, rock, alternativa e indie han proliferado e incrementado peso e importancia, a nivel económico, social y cultural, en la Península Ibérica. A medida que estos megaeventos se multiplican y especializan, asumiendo contornos específicos y buscando posicionamientos distintos, es importante reflexionar sobre las formas de comunicación, cada vez más amplias, inmediatas, participativas, globales y mutantes, de los mismos. En este contexto, surgen algunas cuestiones pertinentes. ¿Lo que se privilegia comunicar es el cartel, el casting de artistas, de un determinado festival o las experiencias vividas por los espectadores durante el evento? ¿En qué se parecen y en qué se diferencian las formas de comunicación publicitaria de este tipo de festivales en Portugal y España? ¿Quién son los destinatarios preferenciales de los mensajes transmitidos? Partiendo de una revisión bibliográfica pluridisciplinar, que conyuga Industria Musical, Sociología, Semiótica, Comunicación, Storytelling, Marketing, Relaciones Públicas, Publicidad y Redes Sociales, prosiguiendo a través del análisis de anuncios reales pertenecientes a las campañas de comunicación de los dos últimos años de seis festivales de música ibéricos, aliado al rastreo de la presencia de estos eventos en las redes sociales y a la auscultación de profesionales del sector, se pretende responder a esas cuestiones y trazar un mapa de tendencias.
In the past few years, pop, rock, alternative and indie music festivals across the Iberian Peninsula have spread and gained economic, social and cultural relevance. As these major events multiply and specialize themselves, assuming specific outlines and pursuing distinctive positioning, it is important to reflect on their forms of communication, which are increasingly wider, faster, more collaborative, global and changing. In this context, some relevant questions arise. What is intended to be communicated? Is it either the line-up of bands and artists of a specific festival or the experiences the audience goes through during the event? What are the similarities and the differences between Portugal and Spain on these festivals’ forms of communication? Who are the preferred receivers of the issued messages? Departing from a multidisciplinary literature review, which summons Music Industry, Sociology, Semiotics, Communication, Storytelling, Marketing, Public Relations, Advertising and Social Media, proceeding through the analysis of real advertisements taken from six Iberian musical festivals’ communication campaigns from the past two years, altogether joined by tracking the presence of these events in the main social networks and consulting communication professionals working in this area, we intend to answer those questions and to draw a map of trends.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/41055
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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