Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/41016

TitleResponsabilidade social empresarial: sucesso e motivação dos colaboradores
Author(s)Pessôa, Nathalia Alves Monteiro
Advisor(s)Ruão, Teresa
KeywordsResponsabilidade social
Motivação e satisfação
Participação
Reconhecimento
Comunicação integrada
Social responsibility
Motivation and satisfaction
Participation
Acknowledgment
Integrated communication
Issue date2009
Abstract(s)O actual consumidor, mais consciente e informado, espera que as organizações actuem de forma responsável junto da sociedade e do ambiente, investindo na sua dimensão social e não exclusivamente na sua dimensão económica. A Responsabilidade Social é, portanto, cada vez mais, um factor de vantagem competitiva de umas empresas em relação a outras, visto que esta actuação poderá influenciar as escolhas do consumidor. Desta forma, as organizações que pretendem conquistar novos consumidores (e, posteriormente, fidelizá-los) devem investir na criação de uma imagem socialmente responsável. Para tal, é aconselhável a adopção de uma estratégia de comunicação integrada que procura uniformizar as mensagens transmitidas (premeditadas ou não), de forma a permitir uma aproximação entre a imagem pretendida pela organização e a sua imagem percebida. Assim como a cultura é uma mensagem, a motivação dos próprios colaboradores e o sucesso das acções de Responsabilidade Social desenvolvidas pela empresa também o são. Posto isto, pretendemos, com esta investigação, responder à seguinte pergunta de partida: “Será que a motivação dos colaboradores da Bosch Car Multimedia Portugal Lda influencia o sucesso das acções socialmente responsáveis promovidas pela empresa?”. Para alcançar este objectivo, procederemos a uma observação directa da organização e da participação da população da Bosch Car Multimedia Portugal Lda nas acções de Responsabilidade Social. Partimos ainda do pressuposto de que os colaboradores motivados apresentam um maior empenho no trabalho e têm uma maior pré-disposição para participar em acções desenvolvidas pela empresa, o que contribuirá para o sucesso destas acções. Sugeriremos o reconhecimento como uma ferramenta para a motivação dos colaboradores, pois se utilizado de forma estratégica o reconhecimento pode suprir as necessidades de auto-realização dos indivíduos e gerar a sua motivação.
Nowadays, consumers are more conscious and more informed, and they expect that the organizations act responsibly towards the society and the environment, investing not only in its economic dimension, but also in its social dimension. This means that Social Responsibility can be, more and more, competitive advantage from some organizations over its competitors, since their actions can influence the consumers’ choices. As organizations are always trying to gain new consumers (and later gain their loyalty), they should invest in the creation of a socially responsible image. To achieve that goal, it is advisable to adopt an strategy of integrated communication, which seeks to homogenize the messages conveyed (intentionally or not) and allows a proximity between the image the organization wants to create and the image perceived by the consumers. Just as culture is a message, the motivation of the employees themselves and the success of the actions of Social Responsibility developed by the company are as well. With this investigation we intend to answer the following question: "Does the motivation of employees of Bosch Car Multimedia Portugal Lda influence the success of the socially responsible actions promoted by the company?". To achieve this goal, we shall proceed to a direct observation of the organization and participation of the Bosch Car Multimedia Portugal Lda’s population in the activities related to Social Responsibility. We assume that the motivated employees show a greater commitment at work and have a greater predisposition to participate in activities developed by the company, which will contribute to the success of these activities. We also suggest recognition as a tool for motivating employees. When used strategically, the recognition can meet the needs of self-realization and generate motivation.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/41016
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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