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dc.contributor.advisorZagalo, Nelsonpor
dc.contributor.authorPinto, Luís Filipe Louro de Almeidapor
dc.date.accessioned2016-04-05T09:10:26Z-
dc.date.available2016-04-05T09:10:26Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/41010-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)por
dc.description.abstractA crescente valorização do formato vídeo e a expansão das potencialidades da Web constituem uma oportunidade inédita para as instituições de ensino superior. Neste momento em que a investigação académica constitui uma mais-valia em termos de promoção das universidades, torna-se necessário aos produtores de conhecimento dominar as técnicas de produção audiovisual com vista à execução de vídeos de divulgação científica. Esta dissertação pretende demonstrar a efectividade da comunicação audiovisual quanto à transmissão de conhecimento científico através da análise de exemplos concretos e indicar boas práticas na execução desses mesmos produtos audiovisuais. Procurou-se assim entender que procedimentos devem ser seguidos na produção de vídeo de divulgação científica. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para enquadrar devidamente esta hipótese de estudo. Como metodologia de trabalho optou-se por efectuar uma análise comparativa dos vídeos tendo em conta os aspectos formais e de conteúdo, complementando a análise com um inquérito por questionário com base no visionamento dos mesmos.Procurou-se verificar a efectividade dos filmes quanto à transmissão de informação de carácter científico e também as características estruturais e de conteúdo mais significativas. Foi possível perceber que a transmissão de informação de carácter científico se auxilia bastante das imagens e da informação escrita, bem como de um interlocutor credível e recursos criativos. Ao mesmo tempo, as boas práticas na produção de vídeos de investigação académica elegem a fase de préprodução como a mais importante no desenrolar do projecto audiovisual, através de uma definição cuidada da mensagem científica tendo em conta os diversos tipos de público. Além disso, é necessário que os produtores de conteúdos audiovisuais tenham presentes as regras e técnicas de produção de documentário e de televisão aplicadas ao meio online. Finalmente, tendo-se verificado que as instituições de ensino superior ainda não valorizam suficientemente os audiovisuais e o meio online como plataforma de transmissão de conhecimento e de promoção, sugere-se um investimento maior quanto à produção e divulgação deste tipo de conteúdos.por
dc.description.abstractThe increasing appreciation of the video format and the expansion of possibilities in the Web constitute an unprecedented opportunity to college institutions. In a moment where academic research is an added value regarding universities’ promotion, it is necessary for knowledge producers to acquire audiovisual production skills regarding the making of scientific presentations on video. This thesis aims to demonstrate the effectiveness of audiovisual communication regarding the transmission of scientific knowledge through the analysis of concrete examples and to demonstrate good practices in the making of these audiovisual productions. We tried to understand which procedures should be followed in a scientific film production. The bibliographical search was made with the intention of framing this study hypothesis. We initially chose to make a comparative analysis of the videos regarding their format and content, complementing the analysis with an inquiry after the screening of the videos. The goal was to demonstrate the effectiveness of the film regarding the transmission of scientific information and also its most significant content and structural characteristics. We realized that the transmission of scientific information depends mostly on images and written information, as well as a credible presenter and creative resources. At the same time, good practices in scientific presentations depend on a well-planned definition of the scientific message regarding different audiences. Besides that, it is necessary for the audiovisual contents producers to know the rules and techniques of documentary and tv production applied to the Web. Finally, having realized that college institutions have not yet valued audiovisuals and the Web as a platform for knowledge transmission and self – promotion, we suggest a bigger investment towards the production and diffusion of this kind of contents.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInvestigação académicapor
dc.subjectAudiovisuaispor
dc.subjectVídeopor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectProduçãopor
dc.subjectBoas práticaspor
dc.subjectAcademic researchpor
dc.subjectAudiovisualspor
dc.subjectProductionpor
dc.subjectGood practicespor
dc.titleMostrar a ciência: potenciar a divulgação de investigação académica na Internet através dos audiovisuaispor
dc.title.alternativeShowing science: increasing academic research output through audiovisualspor
dc.typemasterThesiseng
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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