Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40996
Título: | A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital |
Autor(es): | Costa, Ana Margarida Nogueira Vale |
Orientador(es): | Ruão, Teresa |
Palavras-chave: | Comunicação digital Novas tecnologias da Informação Relações públicas Teletrabalho Organizações virtuais Digital communication New technologies of information Public relations Teleworking Virtual organizations |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | No contexto de um novo mundo, onde imperam a competitividade e a globalização,
instituem-se formas de sociabilidade e de organização sui generis. Vive-se a revolução digital. A
essência gregária do homem predomina e reflecte-se cada vez mais nas novas formas de
relacionamento e, consequentemente, de comunicação. Por sua vez, esta deixa de ser
centralizada e unidireccional, tornando-se mais interactiva, plural e livre. Rompendo com
constructos precedentes, neste paradigma, a comunicação passa da esfera de um monólogo
para um diálogo a múltiplas vozes, proporcionado pelas novas tecnologias digitais de informação
e comunicação, e mais precisamente pela World Wide Web. Tendo como pano de fundo este
cenário (de sociedade em rede), o presente estudo incide na relação entre as organizações
virtuais e as respectivas estratégias comunicativas, no contexto online/digital. Por conseguinte,
pretende-se, também, partindo deste novo ambiente organizacional, analisar as repercussões no
âmbito da profissão de relações públicas. In the context of a new world, dominated by the competitiveness and globalization, sui generis social and organization forms are being established. We are living the digital revolution. The gregarious nature of man prevails and is increasingly reflected on the new forms of relationships and, hence, in communication. On the other hand, this one is no longer centralized and one-way, becoming more interactive, pluralistic and free. Breaking with preceding constructs, in this paradigm, communication passes from the sphere of a monologue to a dialogue in multiple voices, provided by the new digital technologies of information and communication, and more specifically by the World Wide Web. With this backdrop as scenario (the network society), this study focuses on the relationship between virtual organizations and their communication strategies in the online/digital context. Therefore, the intention, based on this new organizational ambience, is also to analyze the impact within the profession of public relations. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40996 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Margarida Nogueira Vale Costa.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |