Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40996

TítuloA comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital
Autor(es)Costa, Ana Margarida Nogueira Vale
Orientador(es)Ruão, Teresa
Palavras-chaveComunicação digital
Novas tecnologias da Informação
Relações públicas
Teletrabalho
Organizações virtuais
Digital communication
New technologies of information
Public relations
Teleworking
Virtual organizations
Data2010
Resumo(s)No contexto de um novo mundo, onde imperam a competitividade e a globalização, instituem-se formas de sociabilidade e de organização sui generis. Vive-se a revolução digital. A essência gregária do homem predomina e reflecte-se cada vez mais nas novas formas de relacionamento e, consequentemente, de comunicação. Por sua vez, esta deixa de ser centralizada e unidireccional, tornando-se mais interactiva, plural e livre. Rompendo com constructos precedentes, neste paradigma, a comunicação passa da esfera de um monólogo para um diálogo a múltiplas vozes, proporcionado pelas novas tecnologias digitais de informação e comunicação, e mais precisamente pela World Wide Web. Tendo como pano de fundo este cenário (de sociedade em rede), o presente estudo incide na relação entre as organizações virtuais e as respectivas estratégias comunicativas, no contexto online/digital. Por conseguinte, pretende-se, também, partindo deste novo ambiente organizacional, analisar as repercussões no âmbito da profissão de relações públicas.
In the context of a new world, dominated by the competitiveness and globalization, sui generis social and organization forms are being established. We are living the digital revolution. The gregarious nature of man prevails and is increasingly reflected on the new forms of relationships and, hence, in communication. On the other hand, this one is no longer centralized and one-way, becoming more interactive, pluralistic and free. Breaking with preceding constructs, in this paradigm, communication passes from the sphere of a monologue to a dialogue in multiple voices, provided by the new digital technologies of information and communication, and more specifically by the World Wide Web. With this backdrop as scenario (the network society), this study focuses on the relationship between virtual organizations and their communication strategies in the online/digital context. Therefore, the intention, based on this new organizational ambience, is also to analyze the impact within the profession of public relations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40996
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Margarida Nogueira Vale Costa.pdf1,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID