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TitleCultura e mudança organizacional: o caso da Petratex S.A
Author(s)Santos, Daniel Coelho dos
Advisor(s)Machado, Carolina Feliciana Sá Cunha
KeywordsCultura organizacional
Mudança organizacional
Resistência à mudança
Gestão da mudança
Organizational culture
Organizational change
Resistance to change
Change management
Issue date2016
Abstract(s)Uma mudança organizacional necessita de um plano e da gestão de toda a organização para que o seu impacto não prejudique os colaboradores que ali trabalham. A mudança envolve a sua cultura, em que esta é transmitida aos colaboradores. O mundo atravessa grandes alterações, onde a maior constante é a mudança. As empresas têm que se adaptar a essas alterações e precisam estar em constante mudança, não só para competir com os seus concorrentes, mas fundamentalmente por uma questão de sobrevivência. Deste modo as organizações necessitam de se recriar, sair do status quo, quebrar paradigmas e implementar mudanças constantemente. Contudo, as organizações deparam com muitos obstáculos durante a implementação do processo de mudança. Deste modo, este trabalho teve como objetivo analisar uma empresa que está em constante mudança, inovando e criando produtos e que tem ombreado com as melhores empresas a nível mundial. Essa análise tem como objetivo perceber como é a cultura da empresa e como essa influencia os processos de mudança, desde a sua comunicação, gestão e avaliação, e os fatores que favorecem ou dificultam a sua implementação. Os resultados obtidos conduzem-nos para a existência de uma cultura direcionada para o capital humano, constatando-se que a empresa tem patente na sua cultura a mudança, a qual consiste num procedimento quase natural no dia-a-dia dos colaboradores.
Organizational change requires a plan and management throughout the organization so that its impact does not harm the employees who work there. The change involves a culture which is passed on to employees. The world is going through major changes, where the most constant is change. Companies have to adapt to these changes and need to be constantly changing, not only to compete with its competitors, but mainly for the sake of survival. Thus organizations need to recreate, leaving the status quo, breaking paradigms and implement changes constantly. However, organizations are faced with many obstacles during the implementation of the change process. Thus, this study aimed to analyze a company that is constantly changing, innovating and creating products and has been competing with the best companies worldwide. This analysis aims to understand the company culture and how this influences the processes of change since its communication, management and evaluation, and the factors that favor or hinder its implementation. The results lead us to the existence of a culture directed to human capital, if noting that the company has patent in its culture change, which is an almost natural procedure in day-to-day employee.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Estudos de Gestão
URIhttp://hdl.handle.net/1822/40994
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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