Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40985

TítuloInvestigação das dificuldades na memória de trabalho em alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em Manaus: um estudo com a Working Memory Rating Scale
Autor(es)Costa, Neuziane Cavalcante
Orientador(es)Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveEscala WMRS-BR
Memória de trabalho
Ensino fundamental
Dificuldades na memória
Estudo quantitativo
Scale WMRS-BR
Working memory
Elementary school
Memory difficulties
Quantitative study
Data2014
Resumo(s)A finalidade deste estudo é avaliar a memória de trabalho de alunos de sete anos de idade, que cursam o 2º ano do Ensino Fundamental I em escolas particulares e públicas da cidade de Manaus por meio da aplicação da versão em português do Brasil da escala Working Memory Rating Scale- WMRS (Abreu, Bueno, Engel De Abreu, Martin, Miranda, Nikaedo, & Tourinho 2013). O número de participantes deste estudo é de 100 (cem), com sete anos de idade, frequentadores de escola públicas e particulares, todas localizadas na zona urbana da cidade, do gênero feminino e masculino. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que: a) Existem diferenças estatisticamente significativas nos resulatdos da escala total em relação ao genero; b) Nos resultados da aplicação da escala WMRS na versão em português do Brasil na cidade de Manaus, observa-se que os resultados dos alunos que frequentam escolas particulares são significativamente diferentes dos de escolas públicas, sendo os primeiros mais altos nos itens: um, sete, nove, treze e dezoito; c) Na aplicação da escala WMRS, observou-se que os resultados dos alunos de 7 anos de idade e que frequentam o 2º ano do Ensino Fundamental I em classes no qual há auxiliar foi significativamente diferentes dos alunos que estudam em salas onde só há a professora, portanto, mais foram mais altos nos itens;d) Neste estudo, notou-se que o número de alunos por sala foi significativo quanto à influência no desempenho de alunos com 7 anos de idade de escolas públicas e privadas na cidade de Manaus nos itens: um, dois, cinco, seis, oito, nove, dez, onze, doze, treze, quatorze, quinze, dezesseis, dezessete, dezoito e dezenove;e) Ositens da WMRS, 1- Para realizar uma atividade/exercício frequentemente precisa ser incentivado pelo professor principal ou auxiliar); 3. Frequentemente pede ajuda; e10. Se beneficia da ajuda contínua do professor durante tarefas mais longas estão abaixo de 50% nas classificações: nada típico, às vezes, típico e muito típico. Os classificadores às vezes, típico e muito típico revelam um desempenho abaixo de 50% da escala total no estudo efectuado, f) As variáveis: gênero, origem do financiamento da escola, distribuição de auxiliar de classe e número de alunos por sala também se mostraram estatisticamente significativas, tal como nos estudos aplicados em São Paulo e Salvador, g) A escala WMRS na versão em português aplicada em Manausdemonstra níveis de consistência interna considerados muito bons (α= .92), tal como na WMRS original e na aplicação da escala em São Paulo e Salvador (α= .98) pelos autores da escala.
The purpose of this study is to evaluate the working memory of students seven years old, who attend the 2nd year of elementary school in private and public schools in the city of Manaus through the application of the Portuguese version of the scale of Brazil Working Memory rating Scale- WMRS (Abreu, Bueno, Engel De Abreu, Martin, Miranda, Nikaedo, & Tourinho 2013). The number of study participants is 100 (one hundred), with seven years of age, regulars at public and private schools, all located in the urban area, female and male. The results obtained allow us to conclude that: a) There are statistically significant differences in resulatdos full scale in relation to gender; b) the results of applying WMRS scale version in Portuguese of Brazil in the city of Manaus, it is observed that the results of students who attend private schools are significantly different from the public schools, being higher in the first items: one, seven, nine, one eighteen p.m.; c) In implementing WMRS scale, it was observed that the results of students from 7 years old and attending the 2nd year of elementary school classes in which no auxiliary was significantly different from students studying in rooms where there is only a teacher, so most were higher in items d) in this study, it was noted that the number of students per class was significant as the influence on the performance of students with 7 years of public and private schools in the city of Manaus in items: one, two, five, six, eight, nine, ten, eleven, twelve, thirteen, fourteen, fifteen, sixteen, seventeen, six nineteen p.m. e) Ositens of WMRS, 1- To perform an activity / exercise often need be encouraged by the main or auxiliary) teacher; 3. Often asks for help; e10. Benefits from the continued help of the teacher during longer tasks are down 50% in ratings: nothing typical, sometimes typical, very typical. Classifiers sometimes typical, very typical reveal a performance below 50% of full scale study carried out in, f) variables: gender, source of school funding, distribution of aid class and number of students per class were also statistically significant, as in applied studies in São Paulo and Salvador, g) WMRS scale in the Portuguese version applied in Manaus demonstra levels considered very good internal consistency (α = .92), as in the original WMRS and application of scale in São Paulo and Salvador (α = .98) by the authors of the scale.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40985
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Neuziane Cavalcante Costa.pdf2,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID