Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40969

TítuloO trabalho colaborativo na aprendizagem de uma utilização segura da Internet
Outro(s) título(s)Le travail collaboratif dans l'apprentissage d'une utilisation sécurisée de l'Internet
Autor(es)Regado, Fabiana Baptista
Orientador(es)Osório, António José
Data2016
Resumo(s)O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Informática, realizado na Universidade do Minho. Vivemos na era das tecnologias, em que os mais novos começam desde cedo a ter contacto com esta realidade, mas que nem sempre o fazem consciencializados dos perigos que advém de uma má utilização da Internet e dos dispositivos eletrónicos. Torna-se então pertinente advertir os mais novos para as regras de bom comportamento para uma utilização crítica e segura da Internet, facto preponderante para a escolha do tema do presente relatório. O trabalho colaborativo é o tipo de trabalho mais utilizado atualmente nas empresas. No mundo do trabalho tão competitivo apenas sobrevivem os melhores, é então importante que os alunos comecem a desenvolver competências que lhes permitam ser os melhores, esta razão, aliada ao facto de querer seguir uma metodologia ativa ao longo da intervenção pedagógica, foi o suporte para a escolha do tema e estratégias de ensino aprendizagem a seguir. Os objetivos de investigação da intervenção pedagógica, realizada numa turma de 7.º ano e numa turma de 8.º ano, da qual resultou este relatório, são: perceber como é que o trabalho colaborativo ajuda no processo de aprendizagem; desenvolver competências e estratégias para utilização segura na Internet; validar se os alunos adquiriram os conhecimentos previstos no subdomínio de “Exploração de ambientes computacionais” através da utilização da ferramenta de programação Kodu relacionando conhecimentos de Segurança na Internet. Este relatório contempla a descrição das várias fases da intervenção: a investigação preliminar (contexto e caracterização das turmas); a fase de desenho da construção de um blogue; a fase de implementação da intervenção e a fase de avaliação (análise dos trabalhos realizados e dos questionários respondidos). Consegui concluir no final da intervenção que o trabalho colaborativo ajuda no processo de aprendizagem e que os alunos desenvolveram competências e estratégias para uma utilização mais segura da Internet.
Le présent rapport de stage a été réalisé dans la discipline Stage Professionnel du Master en informatique, réalisé par «Universidade do Minho». Nous vivons dans l’ère de la technologie, où les plus jeunes se trouvent d’une manière rapide en contact avec cette réalité, cependant ils ne sont pas conscients des dangers qui adviennent d’une mauvaise utilisation de l’internet et des dispositifs électroniques. Il est pertinent d’avertir les plus jeunes pour des règles de bon comportement sur une utilisation critique et sûre de l’internet, ce qui conduit au fait du choix de ce thème de ce rapport. Le travail collaboratif est le genre de travail le plus utilisée dans les entreprises. Dans le monde du travail tellement compétitif seul les meilleurs survivent, il est alors important que les élèves commencent à développer des compétences leur permettent d´être les meilleurs, ce motif, et le fait de vouloir suivre une approche active le long de l'intervention pédagogique, on soutenu le choix thématiques et la stratégie d'enseignement de l’apprentissage à suivre. Les objectifs de l’investigation de l'intervention pédagogique, menées dans une classe de cinquième et quatrième, l’origine de ce rapport, son: comprendre comment le travail collaboratif aide dans le processus d'apprentissage; développer des compétences et des stratégies pour une utilisation sécurisé de l'Internet; valider si les élèves ont acquis des connaissances prévu dans ce sous-domaine de "l'exploration des environnements informatiques" grâce à l'utilisation de l'outil de programmation Kodu relient les connaissances de la sécurité sur Internet. Ce rapport fait la description des différentes étapes d'intervention: l'enquête préliminaire (contexte et la caractérisation des classes); la phase de conception de la construction d'un blog; la phase de mise en oeuvre de l'intervention et la phase d'évaluation (analyse des travaux accomplis et des questionnaires répondus). Je suis parvenu à conclure à la fin de l'intervention que le travail collaboratif aide dans le processus d'apprentissage et que les étudiants ont développés des compétences et des stratégies pour une utilisation plus sûre de l'Internet.
The present training report comes up in the Curricular Unit (CU) “Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Informática” (Professional Training of the Master Degree in Teaching Informatics) from Universidade do Minho. We live in the Technology Era in which the youngsters soon begin to have contact with this reality. However, they do not always do it aware of the dangers that derive from a wrong use of the Internet and the electronic devices. It becomes then appropriate to warn the youngest children about the good behavior rules, in order to use the Internet prudently and safely, a greater factor for the theme choice of this report. Currently, the collaborative work is the most used type of work in companies. In such a competitive world of work, where only the strongest survive, it is extremely important that the students start developing skills which enable them to be the best. This, together with the will to follow an active methodology all along the pedagogical intervention, was the basis for the choice of the theme and of the learning strategies to follow. The investigation of the pedagogical intervention was conducted in a seventh grade class and in an eighth grade class, from which this reported resulted. Its objectives are: to understand how the collaborative work helps in the learning process; to develop skills and strategies for a safe Internet use; to validate whether the students acquired the pre-established knowledge in the subarea “Computering Environments Exploration” through the use of the programming tool Kodu, involving Internet Safety knowledge. This report comprehends the description of the several phases of the intervention: the preliminary investigation (context and classes’ characterization); designing of a blog; implementing and evaluating the intervention (analyzing the assignments done and the questionnaires answered). I was able to conclude, at the end of the intervention, that the collaborative work helps in the learning process and that the students have developed skills and strategies for a safer Internet use.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40969
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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