Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40967

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Beatriz Oliveirapor
dc.contributor.authorCosta, José António Moreira dapor
dc.date.accessioned2016-03-30T10:39:31Z-
dc.date.available2016-03-30T10:39:31Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40967-
dc.descriptionRelatório de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractA prática profissional ao nível da lecionação da Educação Física; desde a planificação e organização, passando por todas as questões burocráticas a ela inerentes, pela relação com todos os intervenientes do processo ensino-aprendizagem, pela realização das aulas, até à avaliação dos alunos/produto e à análise e reavaliação de todo o processo; para além da transmissão de conhecimentos deve ter como uma não menos importante preocupação, a sensibilização dos alunos para a adoção de hábitos de vida saudável, que se prolonguem ao longo da vida. A prática de atividade/exercício físico regular é fundamental para contrariar os malefícios causados pelo estilo de vida sedentário adotado por uma grande parte da população. Cada vez mais, o sedentarismo é um entrave ao bem-estar geral e este começa na forma de deslocação que as pessoas utilizam no seu dia-a-dia. Nesse sentido, avaliamos o tipo de transporte utilizado nestes trajetos, comparando os padrões de deslocação casa-escola de alunos do 8º ano de escolaridade de duas escolas de Barcelos, uma do meio rural com outra de um meio urbano. Somente cerca de um terço dos alunos inquiridos, utiliza o transporte ativo para a deslocação casa-escola, verificando-se percentagens mais baixas nas deslocações a pé nos alunos da área rural, sendo nesta maiores as distâncias entre a residência dos alunos e a escola.por
dc.description.abstractThe professional work of the Physical Education teaching; from the planning and organization process, going through all the intrinsic bureaucratic issues, to the relationship with all the involved in the teaching and learning process; from teaching lessons, to the assessment of students/product and the analysis and revaluation of the whole process; besides the transmission of knowledge there must have a major concern in making students aware of the importance of adopting healthy lifestyle habits which they should follow throughout their life. The practice of regular physical activity/exercise is essential to oppose the damages caused by the sedentary lifestyle adopted by the majority of the population. The increasingly sedentary lifestyle is an obstacle to the general welfare, and this begins in the way people commute in their daily routines. Therefore, we analyzed the type of transport used in these paths by comparing the home-school commuting patterns of students of the 8th grade from two schools in Barcelos, one in the rural area and another from an urban background. Only about a third of the surveyed students use active transport for the home-school commuting, while the lowest percentages are among students from the rural areas. These also have a bigger distance between home and school.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTransporte ativopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectRural / urbanopor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectActive transportpor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectRural / urbanpor
dc.subjectMobilitypor
dc.titleTransporte ativo: comparação dos padrões de deslocação casa-escola dos alunos do meio rural com o dos alunos do meio urbanopor
dc.title.alternativeActive transportation: comparing the patterns of home-school commuting of students from rural and urban areaspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201514354por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
José António Moreira da Costa.pdf3,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID