Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/40967

TitleTransporte ativo: comparação dos padrões de deslocação casa-escola dos alunos do meio rural com o dos alunos do meio urbano
Other titlesActive transportation: comparing the patterns of home-school commuting of students from rural and urban areas
Author(s)Costa, José António Moreira da
Advisor(s)Pereira, Beatriz Oliveira
KeywordsTransporte ativo
Crianças
Escola
Rural / urbano
Mobilidade
Active transport
Children
School
Rural / urban
Mobility
Issue date2015
Abstract(s)A prática profissional ao nível da lecionação da Educação Física; desde a planificação e organização, passando por todas as questões burocráticas a ela inerentes, pela relação com todos os intervenientes do processo ensino-aprendizagem, pela realização das aulas, até à avaliação dos alunos/produto e à análise e reavaliação de todo o processo; para além da transmissão de conhecimentos deve ter como uma não menos importante preocupação, a sensibilização dos alunos para a adoção de hábitos de vida saudável, que se prolonguem ao longo da vida. A prática de atividade/exercício físico regular é fundamental para contrariar os malefícios causados pelo estilo de vida sedentário adotado por uma grande parte da população. Cada vez mais, o sedentarismo é um entrave ao bem-estar geral e este começa na forma de deslocação que as pessoas utilizam no seu dia-a-dia. Nesse sentido, avaliamos o tipo de transporte utilizado nestes trajetos, comparando os padrões de deslocação casa-escola de alunos do 8º ano de escolaridade de duas escolas de Barcelos, uma do meio rural com outra de um meio urbano. Somente cerca de um terço dos alunos inquiridos, utiliza o transporte ativo para a deslocação casa-escola, verificando-se percentagens mais baixas nas deslocações a pé nos alunos da área rural, sendo nesta maiores as distâncias entre a residência dos alunos e a escola.
The professional work of the Physical Education teaching; from the planning and organization process, going through all the intrinsic bureaucratic issues, to the relationship with all the involved in the teaching and learning process; from teaching lessons, to the assessment of students/product and the analysis and revaluation of the whole process; besides the transmission of knowledge there must have a major concern in making students aware of the importance of adopting healthy lifestyle habits which they should follow throughout their life. The practice of regular physical activity/exercise is essential to oppose the damages caused by the sedentary lifestyle adopted by the majority of the population. The increasingly sedentary lifestyle is an obstacle to the general welfare, and this begins in the way people commute in their daily routines. Therefore, we analyzed the type of transport used in these paths by comparing the home-school commuting patterns of students of the 8th grade from two schools in Barcelos, one in the rural area and another from an urban background. Only about a third of the surveyed students use active transport for the home-school commuting, while the lowest percentages are among students from the rural areas. These also have a bigger distance between home and school.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/40967
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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