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https://hdl.handle.net/1822/40963
Título: | Entrada de multinacionais num cluster e efeitos na estratégia das empresas instaladas |
Outro(s) título(s): | Multinational entry in a cluster and effects in strategy of settled companies |
Autor(es): | Carvalho, Diana Teixeira |
Orientador(es): | Eiriz, Vasco |
Palavras-chave: | Multinacional IDE Cluster Mobiliário Estratégia empresarial Vantagem competitiva Multinational FDI Furniture Corporate strategy Competitive advantage |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | A entrada de uma empresa multinacional num cluster, entendido como aglomeração
geográfica, geralmente de pequenas e médias empresas, especializadas num sector e instaladas
num determinado local ou região, produz efeitos sobre o cluster como um todo, sobre as
empresas que constituem o cluster e sobre a multinacional. Nesta investigação foi dado especial
enfoque nos impactos da entrada de numa multinacional num cluster e efeitos na estratégia das
empresas instaladas nesse cluster. No sentido de compreender os principais efeitos da entrada
de uma multinacional na estratégia das empresas instaladas num cluster, foi analisada a entrada
da IKEA no cluster do mobiliário de Paços de Ferreira e Paredes. Neste estudo, a técnica de
recolha de dados utilizada para obtenção de dados primários foi o inquérito por questionário,
tendo sido obtidas 66 respostas válidas de empresas instaladas no cluster em análise. Na
amostra predominam as microempresas e empresas em nome individual, o que corresponde à
estrutura de empresas dominante no cluster do mobiliário. Em termos de resultados, mais de
metade das empresas respondentes considera não ter havido impacto com a entrada da
multinacional. No entanto, as empresas que consideraram ter havido elevado impacto,
consideram que o mesmo foi negativo. Os fatores que melhoraram de forma mais significativa
após a entrada da IKEA foram o desenvolvimento de novos produtos e as estratégias de
exportação. As principais respostas das empresas à entrada da multinacional passaram pela
internacionalização do negócio e pela aposta em estratégias de diferenciação e focalização. The entry of a multinational company in a cluster, understood as geographic agglomeration, usually of small and medium enterprises, specialized in a sector and installed in a specific place or region, produces effects on the cluster as a whole, on the companies that constitute the cluster and on the multinational. In this research, special focus was given to the impact of the entry of a multinational in a cluster and effects in the strategy of companies operating in this cluster. In order to understand the main effects of the entry of a multinational in the strategy of installed companies in a cluster, it was analyzed the entrance of IKEA in the furniture cluster of Paços de Ferreira and Paredes. In this investigation, the data collection technique used to obtain primary data was the questionnaire survey, having been obtained 66 valid responses from the companies that compose the analyzed cluster. The sample is mostly composed by micro companies and sole proprietorships, which corresponds to the structure of dominant companies in the furniture cluster. Regarding the results, more than a half of responding companies considered there to be no impact from the entry of the multinational. However the companies that considered to have suffered a high impact, report this impact as negative. The factors that improved more significantly after the entry of IKEA were the development of new products and export strategies. The main responses of companies to multinational entry passed through the internationalization of the business and the investment in differentiation and targeting strategies. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40963 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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