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TítuloEntrada de multinacionais num cluster e efeitos na estratégia das empresas instaladas
Outro(s) título(s)Multinational entry in a cluster and effects in strategy of settled companies
Autor(es)Carvalho, Diana Teixeira
Orientador(es)Eiriz, Vasco
Palavras-chaveMultinacional
IDE
Cluster
Mobiliário
Estratégia empresarial
Vantagem competitiva
Multinational
FDI
Furniture
Corporate strategy
Competitive advantage
Data2016
Resumo(s)A entrada de uma empresa multinacional num cluster, entendido como aglomeração geográfica, geralmente de pequenas e médias empresas, especializadas num sector e instaladas num determinado local ou região, produz efeitos sobre o cluster como um todo, sobre as empresas que constituem o cluster e sobre a multinacional. Nesta investigação foi dado especial enfoque nos impactos da entrada de numa multinacional num cluster e efeitos na estratégia das empresas instaladas nesse cluster. No sentido de compreender os principais efeitos da entrada de uma multinacional na estratégia das empresas instaladas num cluster, foi analisada a entrada da IKEA no cluster do mobiliário de Paços de Ferreira e Paredes. Neste estudo, a técnica de recolha de dados utilizada para obtenção de dados primários foi o inquérito por questionário, tendo sido obtidas 66 respostas válidas de empresas instaladas no cluster em análise. Na amostra predominam as microempresas e empresas em nome individual, o que corresponde à estrutura de empresas dominante no cluster do mobiliário. Em termos de resultados, mais de metade das empresas respondentes considera não ter havido impacto com a entrada da multinacional. No entanto, as empresas que consideraram ter havido elevado impacto, consideram que o mesmo foi negativo. Os fatores que melhoraram de forma mais significativa após a entrada da IKEA foram o desenvolvimento de novos produtos e as estratégias de exportação. As principais respostas das empresas à entrada da multinacional passaram pela internacionalização do negócio e pela aposta em estratégias de diferenciação e focalização.
The entry of a multinational company in a cluster, understood as geographic agglomeration, usually of small and medium enterprises, specialized in a sector and installed in a specific place or region, produces effects on the cluster as a whole, on the companies that constitute the cluster and on the multinational. In this research, special focus was given to the impact of the entry of a multinational in a cluster and effects in the strategy of companies operating in this cluster. In order to understand the main effects of the entry of a multinational in the strategy of installed companies in a cluster, it was analyzed the entrance of IKEA in the furniture cluster of Paços de Ferreira and Paredes. In this investigation, the data collection technique used to obtain primary data was the questionnaire survey, having been obtained 66 valid responses from the companies that compose the analyzed cluster. The sample is mostly composed by micro companies and sole proprietorships, which corresponds to the structure of dominant companies in the furniture cluster. Regarding the results, more than a half of responding companies considered there to be no impact from the entry of the multinational. However the companies that considered to have suffered a high impact, report this impact as negative. The factors that improved more significantly after the entry of IKEA were the development of new products and export strategies. The main responses of companies to multinational entry passed through the internationalization of the business and the investment in differentiation and targeting strategies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40963
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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