Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40952

TítuloContributos dos ambientes digitais online para a aprendizagem em contexto de atividades de apoio extraescolar
Autor(es)Carvalho, Joel Ricardo Machado
Orientador(es)Gomes, Maria João
Palavras-chaveApoio extracurricular
Matemática
Facebook
Extracurricular tutoring
Mathematics
Data2015
Resumo(s)A disciplina de Matemática assume um papel central nos currículos escolares. Porém é encarada como uma disciplina difícil, traduzindo-se para uma boa parte dos indivíduos numa má experiência, sendo muitas vezes o fracasso escolar associado a esta área do saber. Esta foi uma das grandes questões que fez brotar o desenvolvimento do estudo, presunção entretanto sustentada pela necessidade de integrar uma rede e serviço pedagogicamente relevante por forma a contribuir para uma melhoria dos resultados escolares do público do apoio extracurricular. Embora as redes sociais tenham várias aceções, estas assentam nos mesmos princípios base: confiança, partilha e reciprocidade. Nestas regista-se a possibilidade de permuta de informações e conexões inesgotáveis, consistindo um veículo, usado pela sociedade, como forma de partilha de informação e conhecimento. Pretendeu-se, na presente investigação, transpor esta rede de múltiplos acessos para a área educativa, especificamente para o apoio extraescolar. Dada a sua popularidade e ubiquidade junto do público mais jovem pretendeu-se, através da metodologia de estudo de caso, identificar os contributos do Facebook no envolvimento e motivação dos alunos. Os resultados revelaram benefícios desta rede social na aprendizagem da matemática, sendo um catalisador de motivação, interesse e maior autonomia, na medida em que permitiu o reforço dos conhecimentos adquiridos, ao mesmo tempo que despertou no aluno o interesse pelo estudo desta área do saber, em que estes solicitavam mais atividades elencando os conteúdos em que careciam um maior aperfeiçoamento. Foi ainda possível verificar a importância da utilização do ambiente digital para a resolução de problemas, esclarecimento de dúvidas e partilha de conhecimentos, obtendo-se uma melhoria da autonomia, do autoconceito e da autoeficácia e, consequentemente da aprendizagem. Conseguiu-se sobretudo um melhor e maior apoio educativo, através do reforço da comunicação centrada no aluno, e do prolongamento do apoio que rompeu as fronteiras e os limites físicos e temporais. Para além disso, foi possível descortinar que os alunos estão dispostos a utilizar esta tecnologia social como parte do seu processo de aprendizagem, assim como estas podem promover resultados cognitivos e afetivos benéficos à construção do conhecimento.
Mathematics plays a central role in school curricula. But it is seen as a difficult subject, translating in a bad experience for a large group of individuals, being school failure often associated with this area of knowledge. This was one of the major issues that brought forth the development of the study, presumption that was sustained by the need to integrate a pedagogically relevant network and service so as in order to contribute to an improvement of school results of the public having extracurricular tutoring. Although social networks have several interpretations, these are based on the same basic principles: trust, sharing and reciprocity. In these social networks it is noticed the possibility of exchange of information and endless connections, consisting of a vehicle used by the society in general as a way of sharing information and knowledge. It was intended, in this research, to implement this multi-access network for the educational area, specifically for extra academic support. Given its popularity and ubiquity with the younger audience, it was intended, through the case study methodology, to identify the contributions of Facebook on the involvement and motivation of students. The results show the benefits of this social network in the learning of mathematics, acting as a catalyst of motivation, interest and greater autonomy to the extent which allowed the enhancement of the knowledge acquired while expanded, in students, the interest in the study of this area of knowledge, in which they requested more activities identifying the contents where they needed further refinement. It was also possible to verify the importance of the use of the digital environment to solve problems, to clarify students’ questions and for sharing knowledge, resulting in an improvement of autonomy, self-concept and self-efficacy and hence learning. It was achieved, above all, a better and higher educational support, through enhanced student-centered communication, and the extension of support that broke the boundaries and the physical and temporal limitations. Furthermore, it was possible to uncover that students are willing to use this social technology as part of their learning process, as these can promote cognitive and affective outcomes that are beneficial to the construction of knowledge.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40952
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Joel_Carvalho.pdf
Acesso restrito!
1,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID