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https://hdl.handle.net/1822/40885
Título: | Satisfação profissional dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica |
Outro(s) título(s): | Job satisfaction of the Technicians of Diagnosis and Therapy |
Autor(es): | Rocha, Daniela Coelho da |
Orientador(es): | Santos, Gina Maria Gaio dos |
Palavras-chave: | Satisfação profissional Técnicos de diagnósticos e terapêutica Saúde Professional / job satisfaction Technicians of diagnosis and therapy Healthcare |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Um dos principais desafios que as organizações enfrentam é o de conseguirem maximizar o
desempenho e qualidade de vida dos seus trabalhadores, sendo que para serem bem-sucedidas
estas devem conseguir manter os seus trabalhadores satisfeitos. Existe uma série de fatores,
internos e externos, que afetam o comportamento humano nas organizações, como tal, tornase
um desafio organizacional conseguir proporcionar aos trabalhadores um ambiente de
realização profissional, com oportunidades de crescimento pessoal e bem-estar geral. Os
recursos humanos de uma instituição são os agentes que potenciam a qualidade e a eficiência
dos seus serviços. Atendendo a que a satisfação profissional na saúde representa a qualidade
dos cuidados prestados aos utentes e a avaliação do desempenho das unidades de saúde,
interessou-nos avaliar a Satisfação Profissional dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.
Para levar a cabo o estudo empírico realizou-se um inquérito por questionário a uma amostra
de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica a trabalharem no Distrito de Braga. Os resultados
demonstram que o salário é uma das dimensões que mais influencia a satisfação profissional
destes profissionais, sendo que 50 por cento da amostra que referiu estar satisfeita ou muito
satisfeita tinha igualmente um vínculo contratual que conferia maior estabilidade.
Adicionalmente, os resultados demonstraram que quanto mais autónomos eram os técnicos na
sua profissão mais elevado era o nível de satisfação.
Este estudo contribui, assim, para uma melhor compreensão da satisfação profissional de um
grupo de técnicos de saúde que é ainda pouco estudado na literatura. A principal limitação
deste estudo está relacionado com o reduzido número de respostas ao questionário que foi
possível obter, não podendo assim haver lugar a generalização dos resultados. One of the main challenges that organizations face concerns the maximizing of their employees’ performance levels and their overall job quality. In order to achieve this, organizations must be able to foster their employees’ job satisfaction. Several work/job dimensions, both intrinsic and extrinsic, have an influence on human behaviors inside organizations. Thus, it becomes an organizational challenge how to provide workers with opportunities for professional achievement and personal growth, as well as overall well-being and job quality. The human resources are the instruments responsible for enhancing the quality and efficiency of the services provided by an organization. Given that job satisfaction in health institutions signals the quality of the care provided to patients as well as the evaluation performance levels of health units, we were interested in assessing the levels of job satisfaction of the Technicians of Diagnosis and Therapy. For carrying out the empirical study, we conducted a questionnaire survey with a sample of Technicians of Diagnosis and Therapy working in the Braga district. The results show that the salary is one of the work dimensions that most influences job satisfaction levels; and that 50 per cent of the sample that reported being satisfied or very satisfied with the job also held a more stable contract arrangement. Additionally, the results show that the more autonomous are the technicians in the exercise of their profession, the more satisfied they are. This study thus contributes to a better understanding of the job/professional satisfaction of a group of health workers that has received little attention in the literature. The main limitation of this study relates to the low response rate to the questionnaire; thus the empirical results cannot be generalized. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40885 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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