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TítuloPercursos profissionais na área do emprego e educação e formação de adultos: estudo acerca do papel da orientação vocacional na gestão de carreiras na atualidade
Autor(es)Martins, Dora Alice Gonçalves
Orientador(es)Marques, Ana Paula
Palavras-chaveEmprego
Desemprego
Educação e formação de adultos
Orientação vocacional
Gestão de carreiras
Aprendizagem ao longo da vida
Emploi
Chômage
Éducation et formation d’adultes
Orientation vocationnelle
Gestion de carrières
Apprentissage tout au long de la vie
Data2013
Resumo(s)Relata um trabalho de cariz científico tendo por base experiências teórico práticas adquiridas em contexto profissional. Problematiza contextos de trabalho ligados à orientação para o emprego e formação, recorrendo a técnicas de observação, bem como de contextualização teórica. Destaca a importância do trabalho em rede e da intervenção multidisciplinar. Na área da educação e formação de adultos, são focados os contextos do CRVCC (Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), e, a posteriori, dos CNO (Centros Novas Oportunidades), problematizando a tentativa de implantação a nível nacional. Introduz-se uma reflexão acerca do binómio quantidade versos qualidade em contraponto dos processos de avaliação observados. Emerge o papel do profissional e do centro como promotores da mudança de mentalidades e da construção de uma postura pró ativa e de aprendizagem ao longo da vida. É construída uma abordagem macro de temas como os contextos económicos, sociais e de empregabilidade, bem como relativo à educação e formação de adultos. Introduz-se a temática da orientação vocacional sendo construído um quadro reflexivo-analítico que tenta aproximar o trabalho do CNO a um projeto de orientação vocacional que promova um sistema de aprendizagem ao longo da vida e de gestão de carreiras. A nível metodológico opta-se por implementar uma análise qualitativa, recorrendo à técnica do focus group, com vista à produção de novo conhecimento científico. Como grandes conclusões destacamos o aumento do investimento e consequente participação em sistemas de educação e formação. A operacionalização de mudanças a este nível requer ruturas e tempo para ser verdadeiramente abraçada pelos sujeitos. Existe probabilidade de retrocesso face ao desinvestimento atual, pondo em causa o cumprimento do artigo 58º da Constituição da República Portuguesa, o qual incumbe o Estado de assegurar o direito ao trabalho por parte dos cidadãos.
C’est un travail scientifique, en ayant comme base des expériences théoriques et pratiques acquises dans le contexte professionnel. Il problématise des contextes de travail liés à l’orientation pour l’emploi et pour la formation, en recourant à des techniques d’observation bien comme de contextualisation théorique. Il met en valeur l’importance du travail en réseau et de l’intervention multidisciplinaire. Dans le domaine de l’éducation et de la formation d’adultes, on met au point les contextes de CRVCC (Centres de Reconnaissance, Validation et Certification de Compétences), et, a posteriori, des CNO (Centres de Nouvelles Opportunités), en problématisant l’essai de l’implantation à niveau national. On introduit aussi une réflexion sur le binôme quantité versus qualité en ayant comme base les procès de l’évaluation observés. Les rôles du professionnel et du centre émergent comme promoteurs du changement des mentalités et de la construction d’une attitude proactive et d’apprentissage tout au long de la vie. On construit un abordage macro de thèmes comme les contextes économiques, sociaux, employabilité bien comme l’éducation et la formation des adultes. On introduit la thématique de l’orientation vocationnelle en construisant un tableau réflexif-analytique qui essaie de rapprocher le travail d’un CNO à un projet d’orientation vocationnel qui met en train un système d’apprentissage tout au long de la vie et la gestion de carrières. Au niveau méthodologique on opte pour implémenter une analyse qualitative, en recourant à la technique du focus group en ayant comme but la production d’une nouvelle connaissance scientifique. Comme conclusion, on souligne l’augmentation de l’investissement et la conséquente participation dans des systèmes d’éducation et de formation. L’opérationnalisation de changements à ce niveau requiert des ruptures et du temps pour être vraiment embrassée par les sujets. Il existe la probabilité de recul à cause de la manque d’investissement actuel, en mettant en cause l’accomplissement de l’article 58º de la Constitution de la République Portugaise, lequel charge l’État à assurer le droit au travail pour les citoyens.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Desenvolvimento e Políticas Socias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40851
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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