Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/40799

TitleDigressão sobre a ‘crise do jornalismo’ - entre definhamento e re-invenção
Author(s)Pinto, Manuel
KeywordsJornalismo
Crise
Re-invenção
Ensino
Academia
Desafios
Issue date2008
Abstract(s)(Excerto) A “lição de síntese” que faz parte deste conjunto de provas de agregação versa, pois, sobre a decantada “crise do jornalismo”. Ainda que o uso corrente do conceito de crise se reduza a acepções de carga semântica negativa, significando debilitação, decadência ou mesmo colapso, optarei por um outro caminho. Recorrendo ao sentido de crise que lhe davam os gregos e latinos e ao percurso semântico que o termo foi conhecendo no ocidente, podemos definir o conceito como um processo de discernimento acerca de tensões, desequilíbrios e contradições numa dada esfera da vida social, habilitador de um juízo e de uma tomada de decisão. Podemos, assim, e provisoriamente, definir as crises como situações críticas dinâmicas, de grau de intensidade diverso e de desfecho imprevisível. Importa, por conseguinte, considerar a dimensão indecidida, tensional e historicamente situada das crises.
TypeOther
DescriptionTexto da Lição de Síntese apresentada como requisito das Provas de Agregação no ramo de Ciências da Comunicação, área de conhecimento de Sociologia da Informação, na Universidade do Minho (Braga – Portugal), em 4 e 5 de Dezembro de 2008.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/40799
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Provas de Agregação / Exams of “Agregação”

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MP_2008_provas_agregacao.pdf432,29 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID