Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40791

TítuloRedes sociais como ferramenta para a divulgação de ações de responsabilidade social corporativa: o estudo de caso da TOMS
Autor(es)Baptista, Rita Alexandra Vieira
Orientador(es)Silva, Elsa Costa e
Palavras-chaveResponsabilidade social Corporativa
Cause-related marketing
Redes sociais
Comunicação
Interação
Facebook
Corporate social responsibility
Social media
Communication
Interaction
Data2015
Resumo(s)O presente relatório pretende abordar a utilização que uma empresa ou organização faz das redes sociais para comunicar as suas iniciativas de responsabilidade social corporativa. A responsabilidade social corporativa surgiu com o intuito de ajudar a humanizar uma empresa e é vista como uma estratégia para atender ou exceder as expetativas éticas, legais, comerciais e dos públicos que a sociedade tem de um determinado negócio. Para além disso, pode ser entendida como uma oportunidade, inovação e vantagem competitiva para a empresa, fazendo com que esta ganhe o melhor benefício competitivo possível. Neste sentido, nasceram novas técnicas de comunicação que vão possibilitar o cumprimento dos objetivos do trabalho socialmente responsável de uma organização. Cause-related marketing é uma destas técnicas que cria uma relação mutuamente benéfica entre uma empresa e uma organização de cariz social pois ajuda a aumentar as vendas de um determinado produto e gera apoio financeiro para uma causa social. Num mundo dominado pela Web 2.0 e pelas redes sociais, as empresas começaram a apostar nesta nova ferramenta comunicacional para transmitir as suas mensagens de responsabilidade social corporativa aos seus públicos. Assim, criam relações mais próximas com os seus públicos, demonstrando uma maior transparência sobre as suas intenções de negócio. Com estas novas técnicas de comunicação, a empresa pode ao mesmo tempo aumentar as suas vendas e interagir mais com os seus públicos. Desta forma, esta investigação pretende estudar como é feita a comunicação da responsabilidade social corporativa de uma empresa na rede social Facebook através da análise de um caso prático. A TOMS utiliza um modelo de negócio baseado numa mensagem de responsabilidade social corporativa para promover os seus produtos e apelar à generosidade dos seus clientes para aumentar as suas vendas. Esta mensagem é transmitida claramente na sua comunicação online, mas a empresa ainda tem de desenvolver o seu trabalho no Facebook para criar uma maior interação com o seu público-alvo.
This report aims to address the use that a company or organization does of social media to communicate their corporate social responsibility initiatives. Corporate social responsibility has emerged in order to help humanize a company and is seen as a strategy to meet or exceed the ethical, legal, comercial and public expectations that society has of a particular business. Furthermore, it can be understood as an opportunity, innovation and competitive advantage for the company, making it get the best possible competitive advantage. In this sense, new communication techniques were born that will enable the implementation of socially responsible goals of an organization. Cause-related marketing is one of these new techniques that creates a mutually beneficial relationship between a company and na organization of social nature as it helps to increase sales of a particular product and generates financial support for a social cause. In a world dominated by Web 2.0 and social media, companies began to invest in this new communication tool to convey their corporate social responsibility messages to their public. Thus create closer relationships with their public, demonstrating more transparency about their business intentions. With these new communication techniques, the company can increase their sales and interact more with their audiences at the same time. Thus, this research aims to study how the communication of corporate social responsibility of a company is done in the social network Facebook by analyzing a study case. TOMS uses a business model based on a corporate social responsibility message to promote their products and appeal to the generosity of its customers to increase their sales. That message is clearly conveyed in their online communication, but the company has yet to develop their work on Facebook to creat more interation with their target audience.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40791
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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Relatório de Estágio Rita Baptista.pdf3,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

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