Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/40757

TitleA comunicação estratégica na internacionalização da curta-metragem portuguesa: um diagnóstico de comunicação à Agência de Curta Metragem
Other titlesThe role of strategic communication in the internationalization of the Portuguese short film: a communication management analysis of the Portuguese Short Film Agency
Author(s)Costa, Jonathan Castro da
Advisor(s)Pires, Helena
KeywordsCurta-metragem
Comunicação estratégica
Internacionalização
Cinema português
Diagnóstico de comunicação
Short film
Strategic communication
Internationalization
Portuguese cinema
Communication analysis
Issue date2015
Abstract(s)A curta-metragem está para o cinema como uma pedra preciosa em bruto para a indústria de exploração mineira, i.e., um formato rarefeito que possibilita ao cineasta uma forma mais livre de expressão e um resultado de enorme potencial artístico, criativo e económico. No caso da cinematografia portuguesa, o formato tem assumido efetivamente um papel de relevo, contribuindo de forma significativa para o dinamismo da produção cinematográfica e o progressivo prestígio internacional do cinema português. Esse papel de relevo da curta-metragem portuguesa deve-se em grande parte à Agência da Curta Metragem (Agência), instituição que, por sua vez, nasce no seio do Festival Curtas Vila do Conde, com o propósito de promover e divulgar o formato interna e externamente. Desta forma, é inevitável na persecução da sustentabilidade do trabalho de promoção e divulgação desenvolvido pela Agência, um planeamento e gestão estratégicos da comunicação, com base em estratégias e ferramentas menos dispendiosas em termos de recursos financeiros e humanos, mas igualmente eficazes no cumprimento dos objetivos que fundamentam a missão da instituição. Este trabalho nasce assim da necessidade de compreender as implicações das estratégias e ferramentas de comunicação utilizadas pela Agência à luz da comunicação estratégica e num contexto de mercado europeu de cinema. Propor um quadro referencial teórico para a integração dessas estratégias e ferramentas de comunicação que contribua para o trabalho sustentado de promoção e divulgação do cinema de curta-metragem é o objetivo final deste trabalho.
Like the value of a raw gem to the mining industry, the short film format, in turn, allows a filmmaker to express himself in a more independent way and produce simultaneously a film that may have a significant artistic, creative and economic potential. In the case of Portuguese Cinema, the Short Film has assumed a leading and important role which contributed significantly to the dynamism of Portuguese Cinema and its progressive international reputation. However, this prominent role of the Portuguese short film is largely due to the work developed by the Portuguese Short Film Agency – Agência, an institution founded within the Curtas Vila do Conde Festival in order to internationally promote and disseminate the Portuguese Short Film. Therefore, it’s foreseeable in order to maintain this work of promotion and internationalization in a sustainable way that a strategic communication management plan should be developed. This plan, in turn, should be based on communication strategies and tools less costly in terms of financial and human resources, but also effective in achieving the goals of the institution. This investigation aims to comprehend the implications of the communication strategies and tools used by the Agência through a strategic communication framework and especially taking into account the European film market context. Finally, the main goal of this investigation is to propose a theoretical framework model for the integration of communication strategies and tools that may contribute to a sustained work of promotion and dissemination of the Portuguese Short Film.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttp://hdl.handle.net/1822/40757
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Jonathan Costa.pdf3,25 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID