Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/40748

TitlePara uma reconfiguração da publicidade na sociedade
Author(s)Balonas, Sara
Editor(s)Gonçalves, Gisela
Felippi, Ângela
KeywordsPublicidade
Sociedade
Sustentabilidade
Cidadania
Issue date2014
PublisherUniversidade da Beira Interior. Labcom.IFP
Abstract(s)Olhemos para a publicidade como um meio de organizar o social. Temas como a sustentabilidade e a responsabilidade social, na ordem do dia, entram nesta equação, desafiando-nos a pensar no papel da comunicação e da publicidade no processo de transformação das mentalidades. O desafio pressupõe um outro: a urgência da reconfiguração do papel da publicidade na sociedade, reconhecendo-lhe, em definitivo, novas funções. Em concreto, propomos olhar a publicidade como meio de exercer cidadania e de promover a sustentabilidade ambiental e social. Valorizar o seu potencial de persuasão e criatividade a favor da mudança social. Porém, esta não é tarefa de constatação óbvia. Historicamente, a publicidade tem carregado um fardo pejorativo, sendo apontada como manipuladora e causadora do desejo de consumo, o que nos parece uma menorização do discernimento do cidadão. Lipovetsky considera mesmo ser esta uma ideia falsa. “A publicidade não consegue que se deseje o indesejável” (2000: 7). Confrontar o instituído, perspetivando o contributo da comunicação na promoção e consolidação de estratégias sustentáveis é a presente proposta.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40748
ISBN978-989-654-177-4 (papel)
978-989-654-179-8 (pdf)
978-989-654-178-1 (epub)
Publisher versionhttp://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20141217-vol2_comunicacao_desenvolvimento_sustentabilidade.pdf
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SB_2014_comunicacao_sustentabilidade.pdf378,43 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID