Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40728
Título: | “Learning through Radio, Learning for Life!”: Notas sobre o desenvolvimento de uma rádio participativa online |
Autor(es): | Brites, Maria José Santos, Sílvio Correia Catalão, Daniel |
Palavras-chave: | Rádio Online Educação Participação Jovens |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade da Beira Interior. Labcom.IFP |
Resumo(s): | (Excerto) Olhando para o percurso do RadioActive, há uma ideia que parece ser transversal a todo o projeto. Referimo-nos a um princípio que chamaríamos de “identificação” e que foi determinante – é determinante – nos processos de investigação participativa. Falamos da identificação dos investigadores com os princípios da investigação-ação, da identificação das intervenções com as particularidades de cada contexto. Da imprescindível e progressiva identificação dos participantes com o projeto. Na verdade, sem esta multifacetada identificação é impossível pensar em resultados sustentáveis e persistentes. Investigadores e demais participantes têm de sentir que o projeto é “seu”, que os objetivos são “seus”, embora o façam necessariamente a velocidades diferentes. A aprendizagem, neste âmbito, expande-se sempre de dentro para fora, emerge dos interesses do sujeito e não de uma estrutura pré-concebida e imposta pelos que chegam (Ravenscroft et al., 2011), neste caso, os investigadores. Uma das diferenças das pesquisas participativas em relação às tradicionais é, precisamente, a atuação coletiva e não solitária do investigador. Os pesquisadores fazem parte de um processo participatório em que estão envolvidos numa estrutura (Cammarota & Fine, 2008: 5). Paulo Freire é o autor primordial em todos os projetos e países onde a RA101 foi aplicada. As suas concepções em torno da investigação-ação participativa tentam apontar sempre para uma ação e também para uma reflexão sobre os processos. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40728 |
ISBN: | 978-989-8600-41-7 (eBook) 978-989-8600-42-4 (impresso) 978-989-654-234-4 (pdf) |
Versão da editora: | http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/139 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Brites_et.al_2015_metodologias-participativas-cap.pdf | 143,41 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |