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TitleA alteridade na literatura infantil contemporânea publicada no espaço ibérico: algumas vozes e configurações na construção do género
Author(s)Azevedo, Fernando
Balça, Ângela
Sastre, Moisés Selfa
Cruz, Judite Zamith
KeywordsEstudos de género
Paródia
Literatura infantil
Estudios de género
Gender studies
Parody
Children's literature
Issue date2015
PublisherUniversidade de Santiago de Compostela (USC)
JournalElos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil
CitationFraga, Fernando José; Balça, Àngela; Sastre, Moisés Selfa ; Cruz, Judite Zamith (2015). A alteridade na Literatura Infantil contemporânea publicada no espaço ibérico: algumas vozes e configurações na construção do género. Elos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, 2, "Artigos", 119-130. ISSN 2386 -7620. DOI http://dx.doi.org/10.15304/elos.2.2569
Abstract(s)Muitos textos da literatura infantil, pela sua relação com propósitos formativos, têm privilegiado determinados pontos de vista fortemente compatíveis com as comunidades socioculturais e com os valores ideológicos aí dominantes. Tal facto não impediu, porém, que alguns textos, para além da afirmação de determinados mundos possíveis, contenham igualmente uma não negligenciável dimensão emancipatória. O artigo apresenta e analisa seis álbuns narrativos para a infância, publicados no espaço ibérico, alguns dos quais traduções de relevantes obras estrangeiras (A princesa espertalhona, Babette Cole, 2004; O livro dos porquinhos, Anthony Browne, 2006), onde se interrogam os modos convencionais de retratar o género, possibilitando ao leitor pensar outros modos de considerar a construção social e cultural do género, afastados de uma concepção patriarcal e tradicional. Palavras-chave: estudos de género, paródia, literatura infantil.
Muchos textos de la literatura infantil, por su relación con los propósitos formativos, han valorizado ciertos puntos de vista compatibles con las comunidades socio-culturales y los valores ideológicos dominantes. Esto no impide, sin embargo, que algunos de los textos, más allá de la afirmación de ciertos mundos posibles, también contengan una considerable dimensión emancipadora. El artículo presenta y analiza seis álbumes narrativos infantiles, publicados en la Península Ibérica, algunos de los cuales son traducciones de obras extranjeras importantes (La princesa Listilla, Babette Cole, 2004; El libro de los cerdos, Anthony Browne, 2006), donde se cuestionan los modos convencionales de representar el género, lo que permite al lector pensar otras formas de considerar la construcción social y cultural de género, lejos de una concepción patriarcal y tradicional. Palabras clave: estudios de género, parodia, literatura infantil.
Many texts of children's literature by their relationship with formative purposes, have privileged certain strong points of view which are consistent with the socio-cultural communities and with their intrinsic dominant ideological values.This fact did not prevent, however, that some texts, beyond the affirmation of certain possible worlds, may also contain a considerable emancipatory dimension which cannot be neglected.The article presents and discusses six narrative albums for the infancy, published in the Iberian Peninsula, some of which are translations of important foreign works (Princess Smartypants, Babette Cole, 2004; Piggybook, Anthony Browne, 2006), where the conventional ways to portray the gender are questioned, enabing the reader to think of other ways to consider the social and cultural construction of gender, away from a patriarchal and traditional conceptions. Keywords: gender studies, parody, children's literature.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/40560
DOI10.15304\elos.2.2569
ISSN2386-7620
Publisher versionhttp://www.usc.es/revistas/index.php/elos/article/view/2569
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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