Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/40506

TitleEstudo de betumes modificados recuperados de misturas produzidas pelo método húmido e pelo método seco
Other titlesStudy of modified bitumens recovered from mixtures produced by the wet method and by the dry method
Author(s)Brandão, Manuel Filipe Correia Machado
Advisor(s)Silva, Hugo Manuel Ribeiro Dias da
Oliveira, Joel
KeywordsPolímeros
Betume modificado
Polietileno de alta densidade (PEAD)
Etileno acetato de vinilo (EVA)
Recuperação de betume
Polymers
Modified bitumen
High density polyethylene (HDPE)
Ethylene vinyl acetate (EVA)
Bitumen recovery
Issue date2015
Abstract(s)Com o aumento do volume de tráfego nos últimos anos surge a necessidade de melhorar o desempenho dos pavimentos rodoviários, para diminuir as intervenções de manutenção. Assim, têm surgido vários estudos que englobam a introdução de material polimérico nas misturas betuminosas com o objetivo de melhorar as suas propriedades. O betume é outro material relevante das misturas betuminosas, e sendo este um material derivado do petróleo, cujas reservas têm um tempo de vida finito, é importante encontrar formas de o reutilizar. O objetivo deste trabalho passa por recuperar betumes modificados com polímeros de misturas produzidas pelo método “húmido” e pelo método “seco”, avaliando as suas características básicas para estabelecer uma comparação relativamente ao betume modificado inicial. Os polímeros reciclados utilizados na modificação do betume foram polietileno de alta densidade (PEAD) e etileno vinilo acetato (EVA). Na recuperação do betume modificado foi necessário selecionar solventes mais eficazes com a finalidade de extrair todo betume modificado, incluindo os polímeros, existente nas misturas betuminosas. Assim, numa fase inicial estudou-se a interação entre polímeros e solventes. A segunda fase do estudo incide na capacidade de digestão entre os solventes e os betumes modificados. Na última fase procedeu-se a várias recuperações de misturas betuminosas produzidas pelo método “húmido” ou “seco”. Realizaram-se misturas sem material fino para avaliar a influência deste material na recuperação do ligante modificado. Depois realizaram-se recuperações de misturas produzidas pelo método “húmido” com betume modificado com EVA ou PEAD, variando o tempo de repouso dos agregados no processo de “lavagem” com solvente, para avaliar a influência deste parâmetro na recuperação. Por último recuperou-se ligante de misturas produzidas pelo método “seco”, com EVA ou PEAD. No final do estudo verificou-se que nas misturas betuminosas produzidas com betume modificado com EVA foi possível a sua recuperação, quer pelo método “húmido”, quer pelo método “seco”. Quanto às misturas com betume modificado com PEAD não se conseguiu recuperar o betume com polímero nas diversas recuperações realizadas, o que demonstra que o processo de recuperação é muito dependente do tipo de polímero usado.
The road traffic increase over the last few years required an improved road pavement performance, in order to reduce the need of maintenance works. Thus, several studies on the introduction of polymeric material into asphalt mixtures were carried out aiming to increase the properties of those mixtures. Another important material used in asphalt mixtures is bitumen, and since it is derived from crude oil, which have finite lifetime reserves, an effective way to reuse this material should be found. The objective of this work involves the recovery of polymer modified binders from mixtures produced by the “wet” and “dry” method, the evaluation of their basic characteristics and the comparison with the initial polymer modified binder. The recycled polymers used for bitumen modification were high density polyethylene (HDPE) and ethylene vinyl acetate (EVA). The selection of the most effective solvents for the recovery of the polymer modified bitumen was needed to assure that the whole modified bitumen was extracted from the asphalt mixtures, including the polymers. Thus, initially the interaction between polymers and solvents was studied. The second phase of the study was focused on the digestion capacity between the solvents and the modified bitumens. In the final phase various recoveries of asphalt mixtures produced by the “wet” and “dry” method were carried out. Asphalt mixtures without fine aggregates were produced in order to evaluate the influence of this material in the recovery of the modified bitumen. Then, addition recoveries of asphalt mixtures produced by the “wet” method were made, both for EVA and HDPE modified bitumens, changing the resting time of the aggregates in the “washing” process with solvent, in order to assess the influence of this parameter in the recovery procedure. Finally, binders were recovered from asphalt mixtures produced by the “dry” method, both using EVA and HDPE polymers. At the end of the study it was found that EVA modified binders can be recovered from asphalt mixtures produced either by the “wet” or by the “dry” method. However, it was impossible to recover the HDPE modified binder from the asphalt mixtures in the various recoveries carried out, showing that the recovery process deeply depends on the type of polymer used.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttp://hdl.handle.net/1822/40506
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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